Para evitar desgaste da suspensão, folgas da barra estabilizadora, bieleta e buchas pedem verificação minuciosa por parte do mecânico. Fabricante dos produtos, a Nakata recomenda cuidados na hora de fazer o diagnóstico durante a manutenção.
“A barra estabilizadora tem como função de reduzir a inclinação da carroceria em curvas, portanto fundamental para a estabilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando a importância da peça.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”
O técnico explica que a bieleta é uma haste que interliga a barra estabilizadora até a suspensão, ficando encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, enquanto as buchas absorvem as vibrações das peças, diminuindo a emissão dos ruídos na suspensão. “São peças importantes no sistema de suspensão, que devem ter especial atenção por parte do mecânico”, comenta.
Identifique sinais de desgaste no amortecedor
O profissional da reparação deve fazer uma análise detalhada ao efetuar a manutenção. “É preciso ser cuidadoso ao avaliar a barra estabilizadora, que deve ser movimentada para identificar folgas nas buchas, que também precisam ser checadas com relação ao desgaste”, explica.
Os pinos da bieleta não devem conter folgas. “Quando em boas condições, a bieleta está bem ajustada e exige força para a sua movimentação”, alerta.
Para não comprometer o diagnóstico, Silva lembra que a avaliação deve ser realizada com as rodas no chão, como num fosso, pois suspender o carro pelo chassi pode tirar o peso e mascarar defeitos no sistema de suspensão.
https://revistafreteurbano.com.br/noticias/especialista-mostra-os-sinais-de-desgaste-do-amortecedor-da-motocicleta/
Folgas da barra estabilizadora:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.