Os coxins exercem um papel essencial na absorção de vibrações e impactos, garantindo conforto ao motorista e preservação de componentes do veículo. Presentes no motor, câmbio, diferencial, caixa de transferência, suspensão e até no assoalho, eles trabalham como elementos de isolamento entre peças metálicas, evitando trepidações excessivas e danos estruturais.
Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, os coxins possuem uma estrutura metálica revestida por borracha resistente e são instalados em pontos estratégicos do veículo, especialmente nas áreas com maior incidência de vibração. Por isso, o monitoramento periódico é indispensável — a falha de um coxim pode afetar peças próximas e gerar reparos mais caros.
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Sinais de desgaste no motor e na suspensão
Diversos indícios apontam problemas nos coxins. Entre eles estão vibração excessiva percebida no motor, câmbio, suspensão ou no assoalho, ruídos na dianteira, balanço anormal da alavanca do câmbio, barulho do motor nas arrancadas e frenagens, trepidação no volante e até desgaste irregular dos pneus.
Leite destaca que, ao ignorar tais sintomas, o motorista pode comprometer a integridade de outros sistemas do veículo, como o conjunto de suspensão e elementos de isolamento estrutural.
Avaliação rápida do coxim do amortecedor
A checagem básica do coxim do amortecedor pode ser feita de forma simples. Com o capô aberto, o motorista deve se posicionar ao lado do veículo e colocar a ponta do dedo sobre a haste do amortecedor. Com a outra mão, basta pressionar o carro para baixo, realizando um movimento vertical. Caso a haste se mova apenas para cima e para baixo, o componente está em boas condições. Já se houver deslocamento lateral ou em várias direções, o coxim está comprometido e deve ser substituído.
Esse diagnóstico ajuda a evitar danos na suspensão e em outros elementos que dependem da correta absorção de impactos.
Para mais informações técnicas sobre o tema, a Nakata disponibiliza conteúdos especializados em seu blog corporativo.
