Seguindo a tendência da tecnologia, a reformadora de pneus Grupo SL Auto Lins passa a oferecer a “Reforma Integrada Digital”, uma solução implantada nas unidades da empresa para oferecer gestão completa do segundo maior custo para as transportadoras: os pneus.
De acordo com a empresa, a Reforma Integrada Digital possibilita organizar informações necessárias para o controle de custos relacionados aos veículos de cada empresa. “A principal característica dessa tecnologia é o aproveitamento total dos pneus, reduzindo significativamente os custos operacionais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente através da reforma”, explica o diretor comercial do Grupo SL, Alexandre Levi Cardoso.
O processo é feito através de tecnologia robótica e gestão da informação, utilizando tablets e robôs que integram o sistema e monitora todos os pneus que passam pela reformadora, gerando relatórios e controles que auxiliam na diminuição de custos dos pneus das transportadoras.
“Com as informações geradas pelo processo da “Reforma Integrada Digital” é possível saber quais os principais motivos das perdas em um pneu, quantas reformas estão sendo feitas por mês ou ano, qual o modelo e marca de pneus que mais se adapta as condições de uso da empresa, além de saber qual é a carcaça mais aproveitada e também a marca mais descartada. Essas métricas reduzem os custos operacionais e passam a real situação dos pneus”, explica Cardoso.
Como complemento à tecnologia, treinar e capacitar as transportadoras também faz parte do processo para reduzir custos. “Treinar motoristas e controladores para que possam entender melhor a parte técnica do pneu, como quando é possível reformá-lo e o que fazer para utilizar melhor as carcaças prolongando a vida útil desse, é fator essencial para que a Reforma Digital Integrada seja sempre eficaz”, afirma Cardoso.
Benefícios da Reforma Integrada Digital
Se para a reformadora existe a vantagem de um processo tecnológico, uma rastreabilidade em tempo real e redução de tempo no processo, para as transportadoras os benefícios se ampliam ainda mais, trazendo:
– Rastreabilidade em tempo real;
– Auxílio nas tomadas de decisões gerenciais com base nos relatórios produzidos pelo sistema;
– Logística controlada full time;
– Processo de reforma uniforme através de equipamentos robóticos de alta tecnologia.
Além do benefício direto, segundo Cardoso, a tecnologia digital é possível oferecer aos clientes todos os dados de controle de pneus. “As informações são online, isto é, conseguimos gerá-las minuto a minuto para ajudar clientes na compra de pneus, auxiliando inclusive, marca dos pneus x número de reformas. É possível mensurar ainda o motivo pelo qual está ocorrendo perda da carcaça e dar sugestões para solucionar o problema”, explica.