A empresa americana Honeywell desenvolve tecnologia para turbos sem titânio, o que, de acordo com a empresa, tem maior vida útil. Atualmente, a tecnologia Boreless é aplicada nos turboalimentadores Honeywell fornecidos para caminhões e ônibus das montadoras Scania e Volvo. A empresa também comercializa produtos com essa tecnologia para aplicações Mercedes-Benz na reposição, para os motores OM924LA e OM457LA.
Segundo a Honeywell, o projeto proporciona melhor compromisso para aspectos aparentemente conflitantes: durabilidade e confiabilidade, sem a utilização de materiais extremamente caros. O eixo do turbo e os rotores nele montados giram em rotações extremamente elevadas, perto de 120.000 rpm, no caso de caminhões extra-pesados. Assim, os rotores estão sujeitos a uma força centrífuga extremamente elevada, que tem seu valor máximo na região de maior diâmetro.
A empresa afirma que no turbo Boreless, a região sujeita à maior força centrífuga (a de maior diâmetro do rotor), não possui o furo passante. Esse recurso reduz as tensões no componente, aumentando sua resistência à fadiga e sua durabilidade, mesmo com a utilização de material mais comum e que proporciona custo mais acessível, como o alumínio. Adicionalmente, devido à menor densidade do alumínio em relação ao titânio, reduz-se também a inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Outro ponto importante é que, devido a repostas mais rápidas do motor, a exigência no sistema de embreagem no momento da arrancada e das trocas de marcha é menor, prolongando sua vida.
Os turbos com tecnologia Boreless estão disponíveis tanto na linha original Garrett quanto na linha Reman Original Garrett, lançada pela empresa e composta por componentes remanufaturados, com garantia de fábrica idêntica à das peças novas e preço de custo inferior ao de um componente OKM.