De acordo com a especialista Nakata, o kit do amortecedor em bom estado garante desempenho da suspensão. Ainda segundo a fabricante, fatores como deterioração do polímero do batente, da coifa de proteção e ruído indicam necessidade de troca do kit de amortecedor.
A Nakata explica que o sistema de suspensão é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, pivô de suspensão, braço oscilante ou bandeja, barra estabilizadora e kit do amortecedor – coxim, rolamento, coifa e batente formam um kit que é fundamental para a segurança e conforto do veículo já que ajuda a absorver os ruídos e imperfeições do solo.
“O coxim fixa o amortecedor no monobloco do veículo, enquanto o rolamento auxilia o movimento giratório das rodas, a coifa protege a haste do amortecedor das impurezas e o batente, composto por espuma polimérica, atua como segunda mola para minimizar as batidas de fim de curso e diminuir os impactos sofridos pelo carro”, explica Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata, a lertando para o desgaste natural do batente com o uso do veículo.
O mau desempenho do sistema de suspensão pode indicar que chegou o momento de substituir o batente do amortecedor. “Barulho ou impactos ao trafegar por lombadas ou buracos podem ser sinais de comprometimento do batente”, adverte.
A deterioração do polímero do batente pode alojar substâncias abrasivas na haste do amortecedor, chegando a danificar o selo de vedação da peça.
O vazamento de fluido do amortecedor inclusive pode estar ligado a problemas no batente ou na coifa de proteção.
Segundo Credídio é fundamental fazer inspeções periódicas em todos os componentes do sistema de suspensão, esse cuidado vai preservar e prolongar a vida útil de todos os componentes, evitando paradas e gastos inesperados.