Fundada em 1969 na cidade de Orleans (SC), a Librelato comemora 49 anos de atividades no mês de maio. Segundo informações da empresa, após quase cinco décadas do início de suas atividades, a companhia conta com a colaboração de mais de mil funcionários e um faturamento acima de R$ 280 milhões em 2017. Desde a sua fundação, a empresa já produziu mais de 58 mil equipamentos.
“Por conhecermos profundamente as características de transporte do País e as operações logísticas na prática, além de termos conquistado um estreito relacionamento com nossos clientes, conseguimos fechar parcerias duradouras ao longo dos anos. Além disso, nossos produtos são desenvolvidos respeitando as condições de rodagem do Brasil, tanto as boas como as ruins”, disse José Carlos Spricigo, CEO da empresa.
De acordo com a Librelato, os primeiros anos foram de grandes transformações, marcados pela produção dedicada principalmente para linhas de veículos leves. Um dos momentos mais marcantes na história da empresa ocorreu 23 anos após o início de suas atividades. Foi a produção do primeiro semirreboque da marca liderada pelo fundador da empresa, José Carlos Librelato, em 1992. A aprovação do mercado determinou um crescimento constante e a expansão dos negócios levou à inauguração das unidades de Criciúma e Içara. Vieram então os primeiros contratos fechados no mercado internacional. “Hoje nossos implementos estão aprovados em importantes mercados de exportação da América do Sul e da África, que possuem condições de rodagem muito semelhantes às do Brasil”.
Atualmente a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos produtos de linha pesada (Reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), sendo duas em Içara-SC e uma em Criciúma-SC. Além destas unidades, a Librelato conta também com mais uma unidade em Orleans-SC, a LIBREMAC, dedicada à produção de carrocerias sobre chassi. Para suportar comercialmente o crescimento da marca no Brasil, a Librelato conta com 54 revendas estrategicamente instaladas em todo o território nacional, além de distribuidores na Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A empresa possui o Consórcio Nacional Librelato, administrado pela CONSEG, que atua no ramo desde 1992 e também administra o consórcio de outras marcas como New Holland, Suzuki e Iveco.
A empresa afirma que o crescimento como consequência de uma gestão focada na qualidade e eficiência foi acontecendo de forma paralela em todas as áreas da empresa. “Ao longo dos anos vimos a necessidade de expansão do portfólio e em 2012 incorporamos na Engenharia do Produto, um centro de desenvolvimento de produtos com o objetivo de oferecer um leque de alternativas ao mercado, amplo e conectado com as melhores tendências globais de qualidade”, reforçou Spricigo. Neste centro as equipes de engenheiros tratam dos assuntos relativos à inovação e tecnologia, além da adequação dos produtos para as mais diversas realidades do Brasil e do exterior. Deste departamento saem todas as novas soluções para o mercado, garantindo mais segurança, durabilidade e leveza para as carretas, resultando em mais economia para os clientes.
Baseada nessa estrutura, a Librelato produz implementos rodoviários de diversos segmentos, tais como: carga seca/graneleiro, basculante, carrega tudo, tanques em aço carbono e em aço inox, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, silo, canavieiro e furgão frigorífico.
Na linha sobre chassi, a Librelato produz carrocerias nos segmentos de basculante meia cana, furgão alumínio, furgão lonado para bebidas e florestal. Na Libremac são produzidas carrocerias para transporte de automóveis, basculante, coletor compactador para transporte de resíduos, nos modelos lateral e traseiro, poliguindaste e carga seca metálica.
Com o seu portfólio de produtos, a Librelato alcançou em 2015 10% de market share no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017. “Adotamos a premissa de sustentabilidade financeira em detrimento de ganho de mercado”, explicou Spricigo. “Para 2018 estamos projetando um número próximo a 15%, resultado esperado devido à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em processos com o objetivo de aumentar nossa capacidade produtiva”, finaliza.
Segundo a empresa, como resultado deste conjunto de ações na gestão da empresa ao longo dos últimos anos, hoje a Librelato já está entre as três maiores de seu segmento. A marca é uma das mais fortes na comercialização da linha basculante, na qual já chegou a 25% de share no mercado. Na linha graneleira, o modelo de implemento mais vendido do Brasil, a marca alcançou cerca de 20% de participação em vendas no mercado nacional, enquanto na linha florestal chegou a 30%.