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Linha Accelo passa a ter uma nova relação de eixo traseiro

Com o objetivo de proporcionar mais economia para o transportador, a linha Accelo passa a ter uma nova relação de eixo traseiro nas versões com câmbio automatizado. “A relação i=3,909 proporciona um menor consumo de combustível nas aplicações mistas que intercalam trechos urbanos e rodoviários com velocidades operacionais até 90 km/h”, informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, essa mudança contribui para aumentar a vida útil do motor. Dessa forma, ampliamos ainda mais as vantagens para o cliente, que ganha em redução de custos operacionais”.

Linha Accelo passa a ter uma nova relação de eixo traseiro

Essa novidade atende à demanda crescente de clientes que utilizam cada vez mais os caminhões leves e médios Accelo em aplicações mistas e rodoviárias de curtas distâncias, além do uso nas cidades. “Empresas que trabalham com cargas fracionadas, encomendas urgentes, distribuição urbana, entrega de produtos do comércio eletrônico e transporte de bebidas, por exemplo, estão utilizando essa solução nas operações de retirada de cargas e produtos em centros de distribuição e indústrias para levá-las até os diversos pontos de vendas e aos domicílios dos consumidores”, diz Ari.

De acordo com o executivo, o Accelo já se destaca no mercado por sua versatilidade em operações de entrega e coleta urbana, e agora a Mercedes-Benz oferece mais vantagem ao cliente ao introduzir uma redução de eixo traseiro que se adequa perfeitamente ao uso do caminhão na estrada e no interior das cidades. “Asseguramos assim mais economia no consumo em todas as circunstâncias. Ou seja, nós continuamos ouvindo atentamente os nossos clientes para conhecer suas necessidades. Com essa nova redução, apresentamos mais uma solução econômica, eficiente e rentável para o dia a dia do transporte”.

A Mercedes-Benz afirma que robustez do Accelo é um grande diferencial dessa linha de caminhões. Para assegurar essa vantagem aos clientes, os modelos leves Accelo 815 (8.300 kg de PBT – peso bruto total) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1316 (13.000 kg de PBT) são equipados com o motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros, o mesmo utilizado nos semipesados Atego de 17 toneladas de PBT.

A Mercedes-Benz é oferece cabina estendida para a distribuição urbana. A cabine curta continua a ser oferecida em algumas versões. A cabina estendida se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando o espaço para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada para 25 graus, um ganho de +13 graus. Isso resulta em maior espaço e melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura, adequando o habitáculo aos mais diversos biótipos de motoristas.

O banco pneumático é oferecido como opcional na versão com cabina estendida. Este banco tem várias regulagens e sua suspensão absorve as irregularidades da via.

O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 a versão é o Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para se deslocarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.

A grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

No caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Dessa forma, o câmbio automatizado mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.

Além disso, essa tecnologia prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo.

Esse câmbio conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, vem equipado com auxílio de partida em rampa, o que facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.

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