Reforçando sua estratégia de ampliar seu portfólio, a Magneti Marelli apresenta mais 32 itens para a linha térmica. Os novos itens destinados ao gerenciamento térmico de motores a combustão incluem 32 produtos, entre eles radiador de água, eletroventilador, mangueira para intercooler e condensador.
As aplicações atendem veículos leves e pesados das montadoras Chevrolet, Citroën, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Scania e Volkswagen.
Os produtos da linha térmica são específicos para o sistema de arrefecimento do veículo, com a função de manter o motor a combustão na temperatura ideal de funcionamento, evitando o desgaste de componentes e reduzindo a emissão de poluentes.
O radiador, por exemplo, tem como função principal a dissipação do calor gerado durante a queima do combustível e pelo atrito entre as peças que se movimentam dentro do motor. Caso o radiador não funcione de maneira adequada, pode ocorrer o superaquecimento do motor, o que compromete a sua vida útil, pois pode causar avaria em diversos componentes e até danos irreversíveis, ocasionando despesas elevadas que podem ser evitadas com o simples ato de verificar frequentemente o nível do líquido de arrefecimento.
Por sua vez, o eletroventilador é composto por hélice, motor e defletor. Similar a um ventilador, ele força a passagem de ar pelas aletas do radiador com o objetivo de reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento que flui através dos tubos do radiador. Esse componente não necessita de substituição preventiva e, geralmente, é trocado em duas ocasiões: em casos de acidente de trânsito, quando o veículo sofre colisão frontal que danifica o eletroventilador, ou quando nota-se aquecimento no motor do carro, o que pode ser um indicativo de que o componente não está funcionando adequadamente, uma vez que sua função é auxiliar o radiador de água na refrigeração do líquido de arrefecimento.
Já as mangueiras para intercooler são destinadas a duas funções: a “quente” conduz o ar comprimido e aquecido da turbina até o intercooler e a “fria” leva o ar resfriado do intercooler para o coletor de admissão do motor. Produzidas com silicone de alta performance, as mangueiras automotivas Magneti Marelli – tanto a quente quanto a fria – suportam temperaturas mais elevadas e são mais resistentes ao ressecamento, porém, devem ser substituídas sempre que houver indícios de rompimento, rachaduras e/ou fissuras.
Os condensadores não participam do gerenciamento térmico do motor, mas trabalham em conjunto com os compressores e evaporadores do sistema de ar-condicionado para promover a refrigeração do habitáculo do veículo. O condensador é como um radiador em miniatura, geralmente montado na frente do carro, ao lado do radiador do sistema de refrigeração do motor, e sua função é resfriar e condensar o gás proveniente do compressor (transformar o gás em líquido), antes de seguir para o evaporador, onde o líquido volta ao estado gasoso.