Ampliando seu catálogo de produtos, a Magneti Marelli apresenta sensores de desgaste de pastilhas de freio. Comprometida em oferecer ao mercado reparador uma ampla gama de produtos, a marca lança 59 códigos com aplicações para diversos modelos BMW no mercado de reposição.
A marca explica que os sensores de desgaste são responsáveis por alertar o motorista sobre o estado das pastilhas. Localizado entre o material de atrito e a plaqueta das pastilhas, o sensor entra em contato com o disco de freios quando o seu desgaste atinge nível crítico, indicando que sua vida útil está chegando ao fim por conta do consumo causado naturalmente pelas frenagens. Quando esse contato ocorre, uma luz de alerta é acionada no painel do carro, indicando que o componente precisa ser substituído.
Ao notar o aviso no painel, é recomendado que o motorista procure uma oficina de confiança para verificar o sistema de freios. Confirmada a necessidade da troca das pastilhas, é importante que o reparador observe a correta aplicação, já que é vasta a diversidade de modelos de pastilhas com sensor de desgaste. A utilização de um componente errado pode comprometer o funcionamento do conjunto e, consequentemente, prejudicar a segurança do veículo.
Além disso, é recomendada a revisão do próprio sensor, já que está montado em local exposto a intempéries, impurezas, umidade, vibrações e até mesmo risco de choques com elementos presentes nas vias, o que pode causar avarias nos sensores, gerando funcionamento irregular da função alarme ao motorista, que pode deixar de indicar o desgaste ou até mesmo gerar alerta falso de pastilha gasta.
Pastilhas de freio
As pastilhas de freio da Magneti Marelli são fundamentais para garantir a segurança dos ocupantes do veículo. Elas trabalham em conjunto com a pinça de freio e têm a função de reduzir a velocidade do carro e até sua parada total, se for o caso. A marca Cofap, referência no mercado de reposição de autopeças, comercializa pastilhas de freio para 95% da frota circulante.
As pastilhas devem sempre ser verificadas no momento da revisão veicular, uma vez que o desgaste da peça varia muito, dependendo do modo como se dirige. Utilizar o recurso da “banguela” em veículos com câmbio manual, segurando o carro somente no freio, acelera o desgaste das pastilhas. Nos carros com câmbio automático e nos carros com câmbio CVT, o desgaste de pastilhas também é mais acentuado.
Um dos principais sinais de desgaste das pastilhas é o ruído característico, provocado pelo contato do sensor de desgaste mecânico contra a superfície do disco de freio. O motorista também deve ficar atento e procurar uma oficina de confiança quando perceber ineficiência na frenagem ao acionar o pedal do freio.