Perto de completar um ano do lançamento da linha, a Magneti Marelli faz incremento na gama de palhetas traseiras para veículos leves. Por meio da divisão Marelli Cofap Aftermarket a ampliação do portfólio vai incluir cinco novos códigos para modelos das marcas Chevrolet, Fiat, Ford, Renault, Toyota e Volkswagen. As novas aplicações são destinadas aos vidros traseiros dos seguintes modelos de veículos:
- PMM16.1T: Chevrolet Astra Hatch (99>12); Chevrolet Corsa Hatch 2 e 4 portas (01>03); Chevrolet Meriva (02>03); Renault Scenic (97>10)
- PMM13.1T: VW Nivus (20>).
- PMM13T: Ford Ka (02>10); Ford Ka (10>13); VW Parati (Geração III) (99> 02)
- PMM12.4T: Ford Ecosport (05>12); Ford Fiesta (02>10); Ford Fiesta (11>14); Chevrolet Celta (01>03); Chevrolet Vectra GT / GT-X (07>12)
- PMM12.2T: Fiat 500 (09>); Fiat Freemont (12>); Toyota Etios Hatch (12 >)
Além da linha de palhetas traseiras, a Magneti Marelli possui um amplo catálogo de palhetas dianteiras composto por três famílias: Standard, Touch Flat e Estrada, cobrindo mais de 95% da frota circulante.
As palhetas Standard possuem uma estrutura em aço-inoxidável e armação com pintura fosca que proporciona grande durabilidade. Elas são projetadas para um melhor contato com para-brisas curvos e suas lâminas são fabricadas em borracha de alta qualidade, com corte de precisão para melhor ação de limpeza e alta resistência a ozônio.
As palhetas Touch apresentam design aerodinâmico e estrutura robusta para evitar a trepidação e melhorar o desempenho. Essa linha também tem o corpo mais curvado e recebe uma borracha especial com pontos de pressão para um contato mais uniforme e silencioso em todas as condições climáticas.
Já as palhetas Estrada, exclusivas para veículos comerciais como caminhões e ônibus, atendem a 95% da frota de pesados circulante no Brasil. Essas palhetas são metálicas e disponíveis nos tamanhos 22, 24, 26, 28 e 32 polegadas.
Dicas de conservação das palhetas
A Magneti Marelli recomenda que as palhetas sejam verificadas a cada seis meses no sentido de detectar avarias ou ressecamento, devendo ser substituídas quando surgirem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro, além de garantir a segurança.
Confira, também, algumas dicas de conservação:
- Limpe apenas com água e sabão – as palhetas exigem uma limpeza simples. Geralmente, água e sabão resolvem o problema. Sempre que você lavar o carro, utilize um pano úmido para higienizar as borrachas. É indicado repetir o procedimento pelo menos uma vez por semana.
- Não utilize produtos inadequados – durante a limpeza das palhetas, é fundamental não utilizar nenhum produto químico, ou seja, silicone, spray, querosene e detergente estão proibidos, pois podem ressecar a borracha do limpador.
- Acione a água do esguicho – uma prática positiva para aumentar a durabilidade das palhetas é esguichar a água do reservatório todos os dias. Essa ação hidrata a borracha, além de manter a peça limpa e conservada por mais tempo.
- A exposição prolongada às intempéries também acelera a perda de eficiência do componente.
Componente fundamental para a segurança
As palhetas limpadoras são responsáveis por garantir a segurança do motorista, principalmente nos dias de chuva. Componentes ressecados ou desgastados comprometem a eficiência da palheta e podem atrapalhar a visão do motorista, aumentando o risco de acidentes. Por isso, a manutenção preventiva é muito importante.
Trafegar com palhetas em más condições de uso também configura infração de trânsito. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave e o veículo pode ser multado e até recolhido. Vale lembrar que falta de água no reservatório e dirigir na chuva sem acionar o limpador de para-brisa também configuram infrações graves passíveis de multa e podem ser justificativas para a retenção do veículo.