Frete Drive: Avaliamos o Mercedes-Benz Axor 2545: capacidade de carga já no Euro 6. Ele voltou! O Mercedes-Benz Axor retorna ao line up da marca, agora com tecnologia Euro 6 (Proconve P8). Para nós, que sempre falamos de VUCs, é importante ressaltar que os veículos que fazem o transporte rodoviário são de extrema importância para que toda a cadeira de distribuição seja produtiva. Em outras palavras: eles fazem uma parte da jornada, os VUCs fazem outra, mas devem ser complementares para melhor atender o cliente.
Nosso teste foi com o Axor 2545 6×2, indicado para operações logísticas de médias e longas distâncias, e nossa motorista foi a Juliana Sanchez, muito experiente no trecho. O caminhão utiliza o motor OM 460 de 13 litros, com potência de 450 cv, e câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 marchas. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.
O trem de força é um dos principais pontos de evolução. O novo câmbio reduz em até 40% o tempo de troca de marchas em relação à geração anterior, segundo o engenheiro de produto Wilson Baptistucci, da Mercedes-Benz.
O sistema automatizado mantém embreagem e base mecânica semelhantes às do câmbio manual, o que, segundo a marca, simplifica manutenção e amplia a vida útil de peças como embreagem e sincronizadores. A adequação ao Euro 6 inclui novo sistema de catalisadores, compartilhado com a linha Actros, e captação de ar reposicionada para a parte traseira do caminhão, buscando ar mais limpo.
Na parte estrutural, o Axor 2545 adota chassi similar ao do Actros e quinta roda reforçada de série, apta a aplicações como rodotrem e bitrem. O modelo tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 62 toneladas, podendo chegar a 68 toneladas com o eixo traseiro com redução nos cubos, disponível como opcional para operações que exigem maior força e resistência, como transporte de areia e pedra. A suspensão é metálica, com suspensor na configuração 6×2, característica consagrada pela robustez e durabilidade.
A segurança também recebeu novos recursos. O Axor 2545 traz de série sistemas EBS (freio eletrônico), ABS, ASR, Hill Holder, EBD e ESC (controle eletrônico de estabilidade). O engenheiro de produto destaca que o gerenciamento eletrônico do freio pneumático antecipa em até 20% a resposta de frenagem em comparação a um sistema apenas pneumático, elevando o controle do conjunto e reduzindo risco de tombamento ou efeito “L” em carretas. O modelo pode ser equipado com faróis em LED e grade de proteção.
O caminhão traz ainda tanques de alumínio de 410 e 320 litros (total de 730 litros) e reservatório de Arla 32 de 90 litros. Segundo a Mercedes-Benz, o uso de componentes comuns à linha de extrapesados facilita o pós-venda e reduz custos para frotistas e autônomos.
No interior, a cabina Leito Teto Baixo ou Leito Teto Alto possui suspensão pneumática de série e túnel de 200 mm, o que amplia a área de circulação interna. Para o motorista, isso significa mais facilidade para se movimentar e organizar o espaço de trabalho e descanso. O banco pneumático com 11 regulagens, o volante multifuncional, a nova alavanca combinada de câmbio e freio auxiliar na coluna de direção e o painel com display de 12,7 cm com sistema EcoSupport são itens pensados para reduzir fadiga e apoiar a condução econômica. Chave inteligente e partida por botão completam a lista de equipamentos.
De acordo com Wilson, a manutenção mais simples do motor OM 460 e do câmbio automatizado, somada à padronização de peças com outros modelos da marca, facilita o dia a dia de quem depende do caminhão para trabalhar. Ele ressalta ainda que o eixo dianteiro recebeu rolamento compacto blindado, isento de manutenção e lubrificação, o que reduz tempo de parada e custos de oficina.
O Axor 2545 nasce preparado para aplicações variadas. Pode tracionar semirreboques de dois, três ou quatro eixos, em configurações de até 58,5 toneladas, conforme a demanda do cliente. É indicado para transporte de carga geral, granel, contêiner, combustível, carga refrigerada e cegonha, entre outros.
Com essas características, o Axor 2545 volta ao mercado como um extrapesado projetado para o transporte rodoviário e operações logísticas de média e longa distância. A combinação de capacidade de carga, recursos de segurança, interior pensado para jornadas extensas e manutenção simplificada reflete o foco na atividade do motorista profissional, responsável por manter o fluxo de mercadorias nas rodovias do País.
Ficha técnica
Item | Dados |
Motor | MB OM 460 LA, 6 cilindros em linha, 12,8 litros, BlueTec 6 |
Potência | 449 cv (330 kW) a 1.600 rpm |
Torque | 2.200 Nm (224,3 mkgf) a 1.100 rpm |
Câmbio | Automatizada MB G 291-12 PowerShift 3 Advanced de 12 velocidades |
Embreagem | Monodisco com 430 mm de diâmetro |
Configuração | 6×2 |
Suspensão Dianteira | Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Molas parabólicas, com balancim, barra estabilizadora e suspensor pneumático no terceiro eixo |
Comprimento | 7.243 mm |
Largura | 2550 mm |
Altura [LTB/LTA] c/ climatizador, descarregado | 3240/3662 mm |
Entre-eixos | 3.553 + 1.350 mm |
PBT | PBT 23.000/30.100 |
Tanque de Combustível/ Arla | 400 / 410* / (410+320)* | 90 (*opcional) |
Rodas | 8.25×22.5 | 295/80R22.5 |