A Mercedes-Benz do Brasil anunciou o relançamento da linha de caminhões extrapesados Axor, agora equipada com motorização Euro 6, novo design de cabina e tecnologias voltadas à segurança, conforto e desempenho operacional. Os novos modelos Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2 marcam o retorno do modelo ao mercado com foco no transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias.
Com motor OM 460 de 13 litros nas versões de 380 e 450 cavalos, o Axor passa a atender ao Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), consolidando-se como alternativa para operações que demandam robustez, desempenho e menor emissão de poluentes.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, “o novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos”. A expectativa é vender mais de 1.000 unidades em 2025, aproveitando o crescimento do segmento de extrapesados 4×2 e 6×2, que respondeu por 26% do mercado em 2024.
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Novidades estruturais e tecnológicas
O novo Axor adota o câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced de 12 marchas, com três modos de condução (Standard, Econômico e Power), voltado à economia de combustível e otimização de trocas de marcha.
Outro destaque é a nova cabina com design alinhado ao portfólio rodoviário da marca. O modelo pode ser adquirido com versões Leito Teto Alto ou Leito Teto Baixo, ambas com suspensão pneumática de série e piso rebaixado com túnel central de apenas 200 mm. O espaço interno inclui banco pneumático com 11 regulagens, painel redesenhado com tela de 12,7 cm e volante multifuncional.
Em relação à capacidade de carga, o chassi derivado do Actros permite operar com CMT de até 68 toneladas, adequando-se a implementos de até quatro eixos. A quinta roda é reforçada e a suspensão metálica conta com suspensor no eixo auxiliar da versão 6×2.
Segurança e conectividade
O novo Axor incorpora série de itens de segurança ativa e passiva. Entre eles:
- EBS (Sistema de Freio Eletrônico),
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade),
- Hill Holder,
- ASR (Controle de Tração),
- ESS (luz de freio de emergência),
- faróis de LED (opcionais),
- chave inteligente com partida por botão.
A conectividade é reforçada pelo sistema Fleetboard, plataforma digital que permite gestão completa da frota em tempo real, e pelo Mercedes Club, programa de fidelidade com resgate de pontos para peças e serviços. Há ainda o canal ZapBenz, atendimento via WhatsApp com acesso a manuais, localização de concessionárias e suporte técnico.
Aplicações e versatilidade
Os modelos Axor 2038 e 2545 são indicados para uma variedade de implementos e operações:
- graneleiros,
- baús,
- basculantes,
- tanques de combustível,
- frigoríficos,
- cegonheiros e pranchas “carrega tudo”.
O 2038 4×2 é voltado principalmente a implementos de até três eixos, enquanto o 2545 6×2 pode operar com implementos de até quatro eixos, alcançando configurações de até 58,5 toneladas.
Desenvolvimento e testes
Desenvolvido entre 2021 e 2025, o novo Axor passou por extensa bateria de testes estruturais, funcionais e de durabilidade. Foram 300 mil km de testes com 58,5 toneladas de PBTC, além de simulações computacionais equivalentes a mais de sete voltas completas ao redor da Terra, segundo a Mercedes-Benz.
Rede de serviços e financiamento
A Mercedes-Benz reforça a oferta de Peças Genuínas, linha Renov de peças remanufaturadas, planos de manutenção BestBasic e Complete, além do portfólio de acessórios Alliance Truck Parts, com itens como geladeira, TV digital e rodas de alumínio.
O Banco Mercedes-Benz disponibiliza linhas de financiamento, seguros e contratos de locação para aquisição dos novos caminhões.
Presença global e estratégia de mercado
O CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, destacou o potencial do novo Axor também para exportações: “O Brasil é um dos mercados mais importantes para os caminhões Mercedes-Benz no mundo. O novo Axor está preparado para atender clientes dentro e fora do País”.
Com 12.910 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2025, a Mercedes-Benz cresceu 13% em comparação com o mesmo período de 2024 e atingiu 25% de participação no mercado nacional.
O retorno do Axor reforça o posicionamento da Mercedes-Benz no segmento de extrapesados, ao lado de modelos como o Actros e o Arocs. O novo portfólio visa ampliar a presença da marca em todas as faixas de operação e aplicações rodoviárias no Brasil.