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Motoristas estão muito distraídos com as novas tecnologias

Motoristas estão muito distraídos com as novas tecnologias

Profissão: Motoristas estão muito distraídos com as novas tecnologias. É comum vermos o trânsito parado e quando percebemos, tem um motorista atrapalhando o fluxo por estar mexendo no celular. A distração ao volante se tornou um problema crescente, principalmente, com a introdução de novas tecnologias nos veículos e as diversas funções permitas nos dispositivos móveis.

A facilidade e interatividade dos smartphones, sistemas de infotainment nos carros, e outros gadgets contribui para que motoristas desviem a atenção da estrada, o que é muito perigoso, ainda mais para quem trabalha dirigindo.

Um relatório da Allianz revela que a distração do motorista, devido à tecnologia moderna, aumentou significativamente e, com isso, o risco de acidentes elevou em 50%. Enviar e ler mensagens de texto superou falar ao telefone como a principal infração relacionada ao celular e o seu uso é negligenciado pela maioria dos motoristas. O computador de bordo e sistemas de entretenimento também se mostram como preocupantes nesse sentido.

Motoristas estão muito distraídos com as novas tecnologias
Foto: Freepik.com

“Usar um smartphone enquanto dirige tornou-se uma parte normal da vida cotidiana. Ao mesmo tempo, o número de possíveis distrações nos veículos está aumentando”, diz Lucie Bakker, diretora de Sinistros da Allianz Versicherungs-AG.

“Embora muitos motoristas estejam cientes do perigo, eles não transferem essa percepção para a condução do dia a dia. É isso que está no cerne do problema e pode ser fatal. A distração ao dirigir não deve ser um hábito.”

Mensagens de texto substituem conversas ao telefone como principal distração

Atualmente, as pessoas estão lendo e escrevendo mais mensagens de texto ao volante. “O estudo da Allianz mostra que a proporção de motoristas que pegam seus smartphones para ler ou enviar um texto aumentou quase dois terços entre 2016 e 2022, de 15 para 24%”, pontua Christoph Lauterwasser, head do Allianz Center for Technology (AZT).

“Esse desenvolvimento é preocupante e perigoso. Qualquer pessoa que envie mensagens de texto enquanto dirige aumenta o risco de um acidente em mais de 50%.”

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Foto: Freepik.com

Computadores de bordo em alta

Outro dado interessante é que em 2016, apenas um terço dos motoristas possuía um veículo com display central, para operar as funções de comunicação, entretenimento e conforto (computador de bordo). De lá para cá, essa proporção aumentou para quase 50%. Cerca de metade dos entrevistados no estudo da Allianz confirmou que se distrai ao operar o computador de bordo. O risco de acidentes aumenta em 44%.

Algumas funções são particularmente arriscadas. Por exemplo, aqueles que abusam de uma função de direção assistida, como o sistema de assistência à faixa, para liberar as mãos do volante por períodos mais longos, têm uma chance 56% maior de sofrer um acidente. Se o rádio for operado por meio do computador de bordo, o risco quase duplica (89%).

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O uso de celulares para jogar, ouvir música e ver fotos aumenta significativamente

O estudo também mostra que existe um aumento de riscos causados por outras distrações tecnológicas; em particular quando as pessoas fazem uso de funções ou aplicativos que vão além de mensagens de texto, chamadas telefônicas ou navegação.

“Telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos portáteis estão sendo cada vez mais usados para jogar, selecionar músicas, ver fotos, navegar na internet ou outros propósitos. Em nossa pesquisa de 2016, apenas 6% admitiram realizar essas atividades enquanto dirigem. Em 2022, um em cada cinco (22%) afirmou fazer isso”, declara Lauterwasser.

Integrar a condução distraída nos relatórios de acidentes da polícia valeu a pena

Em 2021, a categoria “Distração” foi integrada pela primeira vez aos relatórios de acidentes policiais, na Alemanha. Agora, estamos vendo a relevância desse movimento nos dados oficiais alemães. De acordo com o Federal Statistical Office, em 2021, 8.233 pessoas ficaram feridas em acidentes provocados pela distração ao volante e, dessas, 117 morreram, o que representa pouco menos de 5% de todas as mortes (2.562) decorrentes de acidentes.

“No entanto, a coleta de dados oficial adota uma abordagem muito defensiva. São registrados apenas casos em que a atenção do motorista é claramente desviada do tráfego e o termo “distraído” não é usado. Altos padrões de evidência são exigidos no local do acidente, por isso o número de casos não notificados também é muito alto.

Contudo, foi confirmado pela primeira vez na Alemanha que a distração é a causa mais subestimada de acidentes em nossas estradas”, afirma Jörg Kubitzki, pesquisador de Segurança do Allianz Center for Technology (AZT) e autor do estudo da Allianz.

Os números de acidentes nos primeiros dez meses de 2022 também são motivos de preocupação. Por exemplo, o número de acidentes causados pela distração ao volante, que resultaram em ferimentos pessoais, aumentou em um quarto (23,5%) em comparação com o mesmo período de 2021.

Motoristas jovens particularmente propensos a dirigir distraído

Segundo o estudo, condutores jovens com idades entre 18 e 24 anos correm um risco maior de condução distraída; 30% dos motoristas nessa faixa etária dizem que usam o smartphone enquanto dirigem, enquanto, dentre todos os motoristas, esse número é de 16%. Quatro em cada dez afirmam enviar ou ler mensagens eletrônicas com o celular na mão – um aumento de 2,5 vezes entre 2016 e 2022.

O monitoramento do motorista para evitar a direção distraída é desaprovado

A maioria dos condutores ainda tem dúvidas sobre o monitoramento eletrônico do automóvel, que visa detectar o estado de consciência do motorista. Por exemplo, apenas 39% dos entrevistados aprovam uma câmera ou varredura infravermelha dos olhos, rosto ou cabeça, em que a tecnologia pode detectar distração. “Ainda há um argumento a ser feito para o monitoramento do motorista”, diz Christoph Lauterwasser.

“Não deve ser sobre controle e restrições, mas sobre suporte. As mais recentes tecnologias de veículos e tráfego permitem avisar aos motoristas quando eles estão distraídos. Esse feedback só pode contribuir para uma mudança positiva de comportamento. Devemos fazer uso desses desenvolvimentos para tornar o tráfego rodoviário mais seguro para todos nós.”

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