Para este final de ano, NGK orienta revisão da vela de ignição antes pegar estrada. A empresa, especialista em sistema de ignição, afirma que a manutenção do sistema evita problemas como dificuldades na partida do veículo, falhas em retomadas, alto consumo de combustível e aumento dos níveis de emissões de poluentes
O consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, afirma que o trânsito intenso durante os feriados, causado pelo excesso de veículos na pista, é considerado extremamente severo para as velas de ignição e pode representar risco de pane se o carro não passar por inspeções periódicas.
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“Velas de ignição com desgaste excessivo ou com funcionamento irregular podem causar dificuldades na partida do veículo, falhas durante retomadas, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento e aumento dos níveis de emissões de poluentes. A situação pode ser agravada pelo trânsito intenso e longo período com o carro ligado”, informa o especialista. Outra consequência é que podem reduzir a vida útil de cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.
O consultor recomenda a manutenção preventiva pois, além de preservar as peças do carro, gera economia, pois o valor do reparo pode ser mais alto. Vale destacar que a análise da aparência da ponta do componente também ajuda a detectar possíveis problemas no motor, como excesso de combustível, infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão e uso de combustível de má qualidade. “A simples aparência da vela diz muito sobre o estado do motor. Por isso, deve ser priorizada em qualquer revisão preventiva”, reforça Mori.
A empresa orienta ainda que a revisão e inspeção do componente é necessária a cada 10.000 km ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro ou quando o motorista notar dificuldades na partida e falhas durante retomadas.