Para explorar novas formas de mobilidade, Honda e General Motors firmam aliança na América do Norte. De acordo com anúncio, o escopo da aliança proposta inclui uma gama de veículos a serem vendidos sob as marcas distintas de cada empresa, bem como cooperação em compras, pesquisa e desenvolvimento, e serviços conectados.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”
A proposta prevê compartilhamento plataformas de veículos em comum, incluindo sistemas de propulsão eletrificados e de combustão interna, alinhados com as plataformas de veículos. As discussões sobre o planejamento de desenvolvimento conjunto começarão imediatamente, e o trabalho de engenharia começará no início de 2021.
Ainda de acordo com o anúncio, a aliança é um avanço a partir do acordo assinado entre as empresas em abril para desenvolver em conjunto dois veículos elétricos totalmente novos para a Honda utilizando a plataforma EV global altamente flexível da GM movida por baterias Ultium. A relação GM-Honda, que começou há mais de duas décadas, inclui a recente colaboração entre as empresas em células de combustível, baterias e o veículo autônomo compartilhado Cruise Origin.
“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.
“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos. Combinando os pontos fortes de cada empresa e determinando cuidadosamente o que faremos por conta própria e o que faremos em colaboração, nos esforçaremos para construir uma relação ganha-ganha para criar valor para nossos clientes. Desta forma, a Honda continuará fazendo progresso constante na solidificação dos nossos negócios existentes, concretizando produtos fortes, com forte capacidade de fabricação e uma forte estrutura de negócios”, disse Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda Motor Co., Ltd.
Aliança para aumentar a escala e melhorar o desempenho por meio do compartilhamento de plataforma
A aliança entre a Honda e a GM na América do Norte alavancará as melhores tecnologias e gerará eficiências de custo substanciais a partir de plataformas de veículos e sistemas de propulsão compartilhados, compras conjuntas, eficiências de fabricação em potencial e outros esforços de colaboração. Isso permitirá que a GM e a Honda façam maiores investimentos em tecnologias avançadas e de próxima geração.
GM e Honda também planejam compartilhar P&D e custos de engenharia para selecionar futuros veículos desenvolvidos conjuntamente e plataformas de propulsão. Isso criará eficiências substanciais e liberará capital, permitindo que ambas empresas atendam às necessidades crescentes de investimento em várias tendências de mobilidade futuras e oportunidades de crescimento adicionais para as marcas distintas de cada empresa.
Colaboração em compras para aumentar escala e eficiência
A Honda e a GM planejam colaborar em atividades de compras conjuntas para criar mais eficiências de custo, aproveitando a escala, visão e melhores práticas de ambas as empresas. A colaboração em compras será focada na aquisição conjunta de materiais, logística e estratégias de localização.
Cooperação em P&D e serviços conectados para superar as expectativas do consumidor
A introdução de tecnologias avançadas é imperativa, dadas as mudanças nos requisitos regulatórios e desejos dos consumidores. Para enfrentar este desafio de forma eficiente, a aliança irá explorar a combinação dos esforços de P&D entre as duas empresas relacionadas às áreas de tecnologia avançada, incluindo arquitetura elétrica, sistemas avançados de assistência ao motorista, infoentretenimento, conectividade e comunicação de veículo para tudo.
Em abril, as empresas anunciaram que a Honda irá incorporar os serviços de segurança, emergência e serviços conectados do OnStar da GM aos dois veículos elétricos totalmente novos da Honda com base na plataforma EV global da GM, integrando-os com o HondaLink. Com base nessa colaboração, a GM e a Honda irão explorar novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de futuros serviços de conectividade, incluindo o OnStar da GM e infoentretenimento.
Todos os pormenores da aliança serão deliberados por um comitê conjunto, composto por executivos seniores de ambas as empresas.
###
Nota cautelar sobre declarações prospectivas:
Este comunicado à imprensa pode incluir “declarações prospectivas” de acordo com o significado das leis de da bolsa de valores federais dos Estados Unidos. Declarações prospectivas são quaisquer declarações que não sejam de fatos históricos. As declarações prospectivas representam nosso julgamento atual sobre possíveis eventos futuros e são frequentemente identificadas por palavras como “visar”, “antecipar”, “aparecer”, “aproximadamente”, “acreditar”, “continuar”, “poderia”, “projetado”, “efeito”, “estimar”, “avaliar”, “esperar”, “prever”, “objetivar”, “iniciativa”, “pretender”, “poder”, “objetivo”, “perspectiva”, “planejar”, “potencial”, “prioridades”, “projeto”, “perseguir”, “buscar”, “deve”, “visar”, “quando”, “vai”, “iria” ou o negativo de qualquer uma dessas palavras ou algo semelhante às expressões. Ao fazer essas declarações, baseamo-nos em suposições e análises baseadas em nossa experiência e percepção de tendências históricas, condições atuais e desenvolvimentos futuros esperados, bem como outros fatores que consideramos apropriados nas circunstâncias. Acreditamos que esses julgamentos são razoáveis, mas essas declarações não são garantias de quaisquer eventos ou resultados financeiros futuros, e nosso resultado real pode diferir materialmente devido a uma variedade de fatores importantes, tanto positivos quanto negativos. Muitos desses fatores são descritos em nosso Relatório Anual no Formulário 10-K e em nossos outros arquivos junto à U.S. Securities and Exchange Commission. Aconselhamos os leitores a não depositar confiança indevida em declarações prospectivas. As declarações prospectivas valem apenas a partir da data em que são feitas, e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente ou de outra forma revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros fatores que afetam o assunto destes declarações, exceto onde sejamos expressamente obrigados a fazê-lo por lei.