Frete Drive: Avaliação da Nova Chevrolet S10: evolução brutal no conjunto mecânico.
O caminho foi longo, uma viagem de 3 mil km para testar a Chevrolet S10 2025 na versão High Country, fazendo check in em 5 estados brasileiros. É claro que o conjunto mecânico da picape se destaca por sua robustez característica, que combina sofisticação e eficiência.
De baixo do capô, o robusto motor diesel Duramax 2.8 turbodiesel, fruto de muitas melhorias em hardware e software feitas pela engenharia da marca. Essa fórmula resulta em uma potência de 207 cavalos e 52 kgfm. Essa atualização não apenas aprimorou o desempenho, fazendo a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (um segundo mais rápido que o modelo anterior), mas também reduziu o consumo de combustível.
Outra atualização mecânica significativa é a transmissão automática de 8 marchas (AT8), inspirada na Chevrolet Colorado dos EUA, mas adaptada especificamente para o Brasil. Esta nova caixa substitui a antiga AT6, oferecendo trocas de marcha mais suaves, melhor aproveitamento do torque e menos atrito interno, resultando em respostas mais ágeis e maior conforto na condução.
A estrutura do chassi também passou por aprimoramentos: a suspensão foi ajustada, os amortecedores são novos, e a coluna de direção agora é telescópica, com ajustes mais precisos. A bitola mais larga e o novo conjunto de pneus e rodas aumentam a estabilidade, enquanto novos coxins de carroceria e placas acústicas estrategicamente posicionadas na cabine reduzem significativamente ruídos e vibrações.
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Outro destaque na mecânica da S10 é o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), um sistema integrado ao conversor de torque que filtra vibrações do motor — uma tecnologia comum em veículos premium que agora chega ao segmento de picapes médias no Brasil.
Além disso, a nova S10 incorpora inteligência artificial no gerenciamento do motor. A IA processa inúmeras simulações em tempo real para ajustar os parâmetros do propulsor, buscando sempre o equilíbrio ideal entre desempenho, consumo e emissões. Esta tecnologia representa um avanço em direção a uma eficiência mecânica inteligente, antecipando tendências para o setor.
Finalmente, a nova S10 é construída para suportar condições difíceis. Sua capacidade de carga ultrapassa uma tonelada e, com o sistema de tração 4×4 com reduzida.
Com muita tecnologia embarcada em recursos de segurança, a picape teve interior revisado, com a inclusão do novíssimo sistema multimídia Chevrolet MyLink combinado com o painel de instrumentos digital e o OnStar.
A cabine da Nova S10 foi alçada a um patamar superior de sofisticação. E de uma maneira interessante: trazendo o nível de requinte de SUVs de luxo, sem perder a sensação de robustez de uma legítima picape todo-terreno.
Tudo isso sem perder a valentia: capacidade de carga superior a uma tonelada, motor com torque máximo na faixa de rotação de maior uso do veículo e tração 4×4 com reduzida.