Eletrificação: Peugeot Partner Retrofit adaptado da combustão para o elétrico. Eles são mais eficientes, não poluem o meio ambiente, tem menor gasto de manutenção, e custos operacionais mais baixos. Os benefícios dos veículos elétricos são tentadores, principalmente, quando se trata de modelos que são utilizados como ferramentas de trabalho, em que a economia de combustível é mais que bem-vinda.
Basicamente, os veículos elétricos utilizam a energia elétrica como combustível, e contam com motores elétricos ao invés da combustão, que são alimentados por baterias recarregáveis que armazenam eletricidade. O motor elétrico converte essa energia em movimento, fazendo a tração das rodas.
Veículos elétricos já saem prontos da fábrica, mas no nosso Brasil, onde a criatividade e a resiliência são enormes, um modelo de furgão movido com motor a combustão está sendo transformado em veículo elétrico por meio da parceria de uma montadora e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Trata-se do Peugeot Partner Retrofit, unidade fruto de parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030. Segundo a Stellantis, esse projeto prevê a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico, assegurando a qualidade da conversão por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.
Dessa forma, seria uma solução inovadora de mobilidade sustentável, com emissão zero, e mais acessível, que no mundo da distribuição urbana de insumos reflete em produtividade e menor custo de operação da frota.
Originalmente, o modelo é equipado com motor 1.4 8V Fire EVO Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas e foi preparado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Amplamente utilizado na linha Fiat, o conjunto tem ótimo torque em baixas rotações, e desenvolve 86 cv de potência e torque máximo de 120 Nm com uso de etanol.
O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura), e a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.
Partner Rapid
A Partner Rapid foi o primeiro produto da Marca idealizado na plataforma Stellantis. Produzida na fábrica de Betim (MG), o modelo é capaz de entregar a experiência de dirigir semelhante a de um veículo de passeio aliada a um compartimento de carga com 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º das portas.
Assim, a Partner Rapid garante o espaço ideal para transportar um bom volume de carga, ao mesmo tempo que se beneficia das dimensões do veículo – semelhantes às de um carro de passeio, o que agrega muito ao profissional que precisa de agilidade nos deslocamentos e manobras.