Profissão: Andar na linha com o VUC, é fazer mais entregas. Assim como a faca do açougueiro deve estar sempre afiada para que ele atenda bem sua clientela, o mesmo deve acontecer com o motorista de VUC: o seu veículo deve estar sempre em dia – em todos os sentidos – para que ele possa oferecer um atendimento de qualidade ao seu cliente.
Por isso, manter em ordem a documentação, a mecânica e a aparência do seu veículo é essencial para garantir uma boa operação, evitar problemas que possam impactar negativamente o seu negócio e o melhor: obter mais produtividade no final do mês.
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Sabemos que circular sem documentos obrigatórios, como licenciamento, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT), pode resultar em multas e até na apreensão do veículo. E se o veículo for removido, o motorista pode perder dias de trabalho e comprometer as entregas do período.
Além do que garante sua credibilidade perante os clientes, afinal empresas de e-commerce e transportadoras contratam motoristas autônomos que operam dentro da lei. Se a documentação estiver irregular, o profissional pode perder oportunidades de trabalho.
Em primeiro lugar, é importante frisar que para rodar em São Paulo, de acordo com a Portaria nº 031/16-SMT/GAB, publicada em 27 de abril de 2016, o VUC deve possuir as seguintes especificações: comprimento máximo de 7,20 metros e largura máxima de 2,20 metros. Assim podem se locomover tranquilamente pelo centro expandido de São Paulo, uma zona onde caminhões maiores não são permitidos.
Ainda é necessário fazer o Cadastro e Autorização Especial de Trânsito (AETC) junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMT). Solicitar a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões (AETC) por meio do Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE). Em seguida, encaminhar a documentação exigida para análise da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Documentação Necessária:
Pessoa Física | Pessoa Jurídica |
Documento de identidade (RG); | Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) |
Cadastro de Pessoa Física (CPF); | Documentos do representante legal da empresa |
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida | Procuração específica com firma reconhecida, se aplicável |
Comprovante de residência recente | Documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) |
Após o envio da documentação, é necessário agendar uma vistoria técnica junto à CET para emissão do Comprovante de Vistoria de Caminhões (CVC), que verifica se o veículo atende às especificações técnicas exigidas para a categoria VUC.
Depois que seu VUC tiver a aprovação na vistoria e toda documentação em ordem, a CET vai emitir a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões (AETC), permitindo a circulação do VUC nas áreas e horários estabelecidos pela legislação municipal.
Nosso exemplo é de São Paulo, mas muitas cidades impõem restrições para a circulação de VUCs em determinados horários e regiões, por isso, procure o DETRAN do estado para saber como proceder.
Placa vermelha
Existe mais um quesito importante para o veículo que é utilizado como ferramenta de trabalho é saber se deve utilizar a placa cinza ou vermelha. Se o VUC for utilizado para transporte remunerado de mercadorias (como fretes e entregas para terceiros), ele deve ser registrado no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) na categoria “Aluguel” e receber a placa vermelha.
Caso o seu veículo opere em transporte interestadual ou intermunicipal de cargas, é preciso cadastrar no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT, o que pode exigir a placa vermelha dependendo da categoria de serviço.
Quando o veículo for utilizado apenas para transporte próprio de mercadorias, sem fins comerciais, ele pode permanecer registrado na categoria “Particular” e manter a placa cinza (ou Mercosul, dependendo do estado). Assim como empresas que usam o VUC apenas para transporte interno de suas mercadorias.
Para garantir a regularização, é importante verificar as exigências do DETRAN do seu estado e, se necessário, da ANTT.
Seguro de veículo e carga
É importante manter o veículo em dia para garantir o seguro, caso precise acionar. Em caso de acidentes ou roubos, seguros de carga e do veículo podem não cobrir prejuízos se houver pendências na documentação. Isso pode resultar em prejuízos financeiros altos para o motorista.
Documentação em ordem também evita problemas se houver fiscalização policial ou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Vale a pena lembrar que a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e na categoria adequada.
Ter a documentação do VUC e do motorista sempre em ordem é um investimento que certamente vai render frutos para o crescimento do negócio. Isso evita surpresas desagradáveis e permite que o motorista trabalhe de forma tranquila e profissional.