Dicas de pneusManutençãoMatéria de capaNotícias

Reforma de pneus traz economia e performance no composto

Reforma de pneus traz economia e performance no composto

Reforma de pneus traz economia e performance no composto. Fabricantes mostram seus produtos no segmento de pneus reformados, oferecendo ao transportador garantia, durabilidade e menor custo na operação

Texto: Carolina Vilanova

Fotos: divulgação

No quesito custo de operação, os pneus estão em segundo lugar no ranking de despesas no bolso dos transportadores. Mas certamente estão em primeiro lugar quando o assunto é segurança. Por isso, todo cuidado com a sua manutenção é pouco, afinal pode colocar em risco não apenas a carga do veículo, mas também as vidas em torno dele.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

A reforma dos pneus em veículos de carga é uma opção mais econômica oferecida por quase todas as fabricantes de compostos de borracha, sempre de maneira segura, certificada e fiscalizada pelo Inmetro. Mas é bom lembrar que apenas empresas especializadas devem ser confiadas nessa atividade.

Economia com o pneu certo 

É bom saber qual tipo de processo é mais confiável, por isso os especialistas explicam que pneus recapados são aqueles que têm somente sua banda de rodagem, ou seja, a parte do pneu que fica em contato com o solo, substituída. O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui-se também os seus ombros, que é a parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco. Já a remoldagem é o processo que aplica uma camada de camelback na banda de rodagem, laterais e nos ombros da carcaça.

Reforma de pneus traz economia e performance no composto
Reforma de pneus: Economia e performance no composto

Apesar de serem desenvolvidos para obter alta performance, os produtos recapados, assim como os pneus novos, têm a durabilidade dependendo de fatores externos, como o peso da carga transportada e a velocidade de rodagem.

A recapagem deve ser sempre feita pelas reformadoras que possuem certificado e registro do INMETRO para poder operar. Borracharias de rua normalmente não dispõem de equipamentos, técnicas e conhecimento para garantir a qualidade do serviço. Isso é muito importante frisar.

Reforma de pneus traz economia e performance no composto:

Os processos da reforma de pneus

– Bridgestone Bandag: O processo de reforma Bandag é feito a frio e consiste na substituição da banda de rodagem desgastada, por uma nova pré-moldada. No entanto, algumas operações devem anteceder esse processo: limpeza, inspeção inicial, raspagem, e eventuais consertos e reparações. Em seguida, é feita a aplicação da nova banda. O desenho ou escultura é definido em função do tipo de construção da carcaça, posição no veículo onde o pneu irá rodar, bem como do ciclo de vida em que se encontra.

Reforma de pneus traz economia e performance no composto
Bandag

Logo após é feita a vulcanização, que é um processo de adesão da nova banda de rodagem ao pneu através de aplicação de temperatura e pressão durante um determinado tempo. E por fim a inspeção final, etapa onde uma inspeção detalhada é realizada a fim de assegurar que todas as etapas anteriores foram realizadas conforme especificação e assim, ser possível a liberação do pneu reformado para o cliente.

Bridgestone Bandag

Os pneus que podem ser reformados com as bandas da Bandag são os de caminhões e ônibus, aros 16” a 24,5”, porque são fabricados para serem reformados e custam aproximadamente 40% mais barato que um pneu novo. Os serviços de recapagem são encontrados na rede de revendedores e lojas BTS (Bandag Truck Service) que estão localizadas em todas as estradas do Brasil.

– Continental: A oferta de bandas de recapagem da Continental para o segmento de caminhões leves é a Conti Tread Hybrid LA3. O emprego de ranhuras em três dimensões e uma maior quantidade de borracha na banda, que passou a contar com quatro sulcos, garante um desgaste mais uniforme do pneu.

Continental

O desenho tridimensional dos modelos também é responsável por uma maior tração, com as ranhuras entregando melhor desempenho em pisos molhados e, consequentemente, maior segurança ao condutor. A banda Conti Tread Hybrid LA3 da Continental pode ser aplicada em qualquer pneu para VUC disponível no mercado.

Goodyear:  A marca oferece uma linha completa de produtos para recapagem, fabricadas com a mesma tecnologia dos pneus novos Goodyear, para todos os estágios de carcaça e todas as aplicações. A Goodyear produz uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.

Goodyear

As bandas de rodagem da Goodyear podem gerar economia de até 4,2% em combustível em situações normais de utilização graças à tecnologia que permite menor resistência ao rolamento e exige menos força do motor. A Goodyear fornece bandas de recapagem para todos os segmentos, e podem ser encontradas nos Recapadores Autorizados Goodyear (RAG’s).

– Michelin: A Recapagem Michelin é um processo que consiste em aproveitar a carcaça de um pneu usado (liso), desde que esteja em boas condições de conservação, e adicionar uma nova banda de rodagem para que o produto ganhe uma nova vida.

Apenas um especialista em recapagem após um exame detalhado, poderá afirmar se o pneu será recapado ou não, esta recapagem deve ser sempre confiada a profissionais capacitados, respeitando os limites de tolerância determinados pelos fabricantes dos pneus. Os pneus chegam até aos nossos recapadores licenciados através dos coletadores de cada licenciado

Reforma de pneus traz economia e performance no composto
Michelin

A Michelin pode recapar os pneus para transporte de carga ou passageiro, ou seja, caminhões e ônibus.  A marca afirma que a durabilidade de um pneu recapado depende das condições de uso, manutenção e principalmente da qualidade do serviço de recapagem. Os produtos são encontrados em todos os revendedores licenciados Michelin, distribuídos nas principais cidades do Brasil.

Prometeon: Oferece o processo Novateck de reconstrução, que utiliza padrões de banda de rodagem originais da marca, assegurando a combinação perfeita com a carcaça, mesmo depois da primeira vida do produto. Para ser reconstruído, o pneu precisa passar por uma avaliação na rede de reformadores credenciada.

Prometeon

Se aprovada, a carcaça pode receber uma nova banda de rodagem, com garantia de segurança, durabilidade e desempenho de um produto original. A vantagem deste processo é proporcionar custo por quilômetro rodado menor para as frotas, além de reduzir o impacto ao meio-ambiente.

Todos os modelos de pneus para VUCs oferecidos pela Prometeon podem ser reconstruídos no processo Novateck. A empresa garante até a terceira reconstrução das carcaças Pirelli que apresentarem condições técnicas adequadas e tenham sido fabricadas há até cinco anos contados da data do DOT. Os produtos são encontrados na rede credenciada Novateck.

Prometeon

Vipal: Oferece bandas com tecnologias mais avançadas disponíveis para a obtenção de um desempenho superior nos quesitos de rendimento quilométrico, resistência a cortes, consumo de combustível, entre outros aspectos. Para os VUC’s, a marca oferece opções mais leves e que proporcionam uma menor fadiga da carcaça.

Vipal

O transportador pode contar com uma gama de serviços e produtos através da Vipal Rede Autorizada, com cerca de 200 reformadoras parceiras no Brasil. A Vipal auxilia as frotas por meio do software Pneuplus, que faz a gestão da vida dos pneus desde sua aquisição. A tecnologia ainda permite que o transportador programe as inspeções e manutenções dos pneus como rodízios, calibragem, retirada para reforma, etc.

Vipal

Entre as bandas especificas para VUCs a Bandag oferece a VP430L, própria para pneus radiais e eixos mistos, indicada para uso em trações moderadas em perímetros urbanos, ideal para comercial leve, utilitários, vans e camionetes. A DV-UM3B, que possui desenho exclusivo para pneus radiais em eixos de tração ou livre e é ideal para aplicação em perímetro urbano. O desenho proporciona mais tração e baixa resistência ao rolamento, minimizando, ainda, a retenção de objetos e gerando menos calor, fatores que colaboram na preservação da carcaça do pneu, o que aumenta sua vida útil.

Ainda tem a DV-RM, que é desenvolvida para pneus radiais que rodam tanto em eixos livres quanto de tração. O desenho apresenta uniformidade no desgaste e gera um baixo nível de ruído. Indicada especialmente para pisos pavimentados que exijam tração moderada em percursos de longa distância. As dimensões 180mm, 190mm e 198mm atendem caminhões e ônibus de pequeno, médio e grande porte.

Reforma de pneus traz economia e performance no composto

Cuidando do pneu reformado

Realizar a calibragem do pneu semanalmente e com o pneu ainda frio. Realizar a manutenção regular do veículo, mantendo sempre sua geometria correta, realizando o balanceamento do conjunto pneu + roda e o alinhamento do veículo a cada 10.000 km, são atitudes que irão manter as condições normais de utilização, sem potencializar o seu desgaste. Além disso, é importante respeitar os limites de carga e de velocidade.

https://revistafreteurbano.com.br/dicas-de-pneus/especialista-explica-como-tecnologia-dos-pneus-ajuda-no-combustivel/

 

ÚLTIMOS POSTS