Acompanhe na mais recente edição da Revista Frete Urbano como a atualização pode ajudar o transportador profissional a aumentar a produtividade e reduzir custos na operação. Confira também as dicas de especialistas para organizar suas finanças e ter um ano no azul. Saiba ainda tudo sobre a volta do seguro DPVAT, que foi adiada mais uma vez, apesar de ter mudado de nome – SPVAT – não será cobrada em 2025. Essa e outras matérias de importância para o transportador VUC. O editorial fala sobre: Disciplina e planejamento para otimizar a operação com lucros
É que nem fazer dieta: não existe fórmula mágica, não existe pílula instantânea e muito menos receitas de famosos. A única maneira de emagrecer é fechar a boca e fazer exercícios físicos. Assim é com a nossa vida financeira: para ter um equilíbrio de ganhos e gastos durante um período é necessário ter disciplina e planejamento.
Essa é a regra para manter as finanças em ordem e enfrentar os desafios de um ano novo mais tranquilidade. Para o motorista motoristas de VUC a atenção é diferente, já que o trabalho envolve despesas variáveis, como combustível, manutenção, taxas e impostos.
É a hora de tirar o caderno da gaveta – ou o bloco de notas do smartphone – e começar a rabiscar. O primeiro passo é fazer um levantamento de quanto você ganhou e gastou no último ano. Não adianta dar chute, tem que fazer uma previsão o mais próximo possível da realidade, se não vira sonho.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
A partir daí, é planejar e se organizar, identificando o que você realmente precisa gastar e onde você pode economizar. Separe seus custos fixos (parcela do veículo, seguro, licenciamento) e os custos variáveis (combustível, manutenção do VUC, pedágios). Existem aplicativos que te ajudam nisso, para acompanhar entradas e saídas de dinheiro.
Lembre-se de usar métodos para encontrar postos com preços mais competitivos e rotas planejadas para evitar pedágios desnecessários e rodar por distâncias mais curtas. Fique de olho para cumprir os prazos de licenciamento, IPVA, seguro e habilitação, para não gastar com juros e multas.
Começo do ano é difícil, mas se você for autônomo considere outras atividades relacionadas, como fretes para pequenas empresas e parcerias com transportadoras. Eu sei que é difícil, e muitas vezes impossível, mas sempre que puder reserve uma parte dos seus ganhos para emergências ou investimentos futuros.
Outra dica para ter um ano mais lucrativo, é investir em cursos e workshops. Aprenda sobre logística, gestão de frete e atualização para otimizar seu trabalho. Nós, da Revista Frete Urbano, trazemos várias dicas durante todo ano, sobre diversos assuntos que fazem parte do dia a dia do transportador e podem refletir em bons resultados no final do ano. Aproveite a leitura e siga nossas redes sociais para sempre por dentro. Obrigada pela atenção, tenha um excelente novo ciclo e bora lá! Beijo


Carolina Vilanova