A nova edição da Revista Frete Urbano já está no ar, com destaque para o avanço dos modelos de VUC por assinatura, que trazem alternativas de locação de veículos de carga com contratos de médio e longo prazo. A reportagem mostra como esse formato pode representar menor custo operacional e frota atualizada, sem a preocupação com manutenção.
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Entre os destaques, o leitor encontra também o caso do VUC Motorhome, projeto em que um mecânico transformou uma VW Kombi 2013 em veículo de passeio completo, com geladeira 12 volts, televisão, armários e espaço para toda a família.
No Frete Drive, a edição traz o teste do Mercedes-Benz Axor 2545 6×2, conduzido pela motorista Juliana Sanchez. O modelo equipado com o motor OM 460 de 13 litros, agora adequado ao Proconve-8, mostrou evolução em eficiência e desempenho nas estradas.
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A seção de Logística aborda o uso de tecnologias aplicadas aos picos de entrega, e a cobertura da IAA Mobility apresenta soluções globais em veículos com energia alternativa e inteligência artificial voltadas ao transporte urbano.
A edição completa está disponível no site da Revista Frete Urbano. Leia o Editorial:
Mobilidade urbana e os VUCs no centro das transformações
O assunto do momento é mobilidade, haja vista que diversas feiras nesse ano falaram sobre isso, sempre pensando em aprimoramentos. A mobilidade urbana vive um momento de transição profunda. Nas grandes cidades brasileiras, as discussões sobre transporte coletivo, redução de emissões e logística de última milha deixaram de ser temas restritos a especialistas para ocupar espaço em políticas públicas e no dia a dia da população.
Nesse cenário, os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) são protagonistas silenciosos: responsáveis pela distribuição de insumos, abastecimento do comércio e entrega de produtos do e-commerce, eles garantem que a engrenagem urbana continue funcionando.
As tendências apontam para uma diversificação de modelos e energias alternativas. Montadoras e transportadoras investem em VUCs menores, mais ágeis e menos poluentes, adequados às zonas de restrição de circulação. A eletrificação avança, ainda que a passos pequenos, mas já se vê nas ruas motoristas de veículos elétricos para entregas rápidas e de curtas distâncias. Que é um ótimo negócio, na minha opinião.
Outras soluções, como sistemas híbridos e combustíveis alternativos, buscam reduzir custos e atender a exigências ambientais. Ao mesmo tempo, plataformas digitais de gestão de frota e roteirização otimizam trajetos, diminuindo tempo de deslocamento e consumo de combustível.
No centro dessa transformação está o motorista. É ele quem conduz não apenas o veículo, mas o serviço que chega ao consumidor final. Sua experiência com trânsito, prazos e segurança se torna diferencial competitivo em um mercado cada vez mais pressionado por eficiência. Investir em treinamento, condições adequadas de trabalho e acesso a tecnologias é fundamental para que esses profissionais acompanhem as mudanças do setor.
Mobilidade urbana não é apenas um debate sobre veículos ou infraestrutura; é também sobre pessoas. Reconhecer o papel dos motoristas de VUC e integrá-los às novas práticas de logística sustentável e digitalizada é garantir que as cidades se mantenham abastecidas, que o e-commerce cresça de forma responsável e que todos se beneficiem de um transporte mais inteligente e humano.
Esse é o nosso objetivo, levar informações para esse motorista crescer e ter a melhor performance no seu trabalho possível, para que tenha um bom rendimento no final do dia. É isso aí, pessoal, vamos juntos rumo a uma melhor mobilidade e mais dinheiro no bolso, é claro! Obrigada pela atenção de todos e até o mês que vem! Beijão!
