
gestão pela USP
A caderneta de poupança, há muito tempo deixou de ser um investimento dos mais rentáveis, apesar de grande parte da população ainda deixar suas economias nesta modalidade, seja por falta de conhecimento seja por hábito. Vamos demonstrar algumas modalidades que, além de seguras, irão fazer seu dinheiro ter um rendimento maior.
Mas para tratar deste assunto, vamos antes falar de um dispositivo que foi criado pelo Conselho Monetário Nacional, em 1995 para dar segurança para todo o sistema bancário. Seu nome é Fundo Garantidor de Crédito. Um fundo tem como sócios todas as instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. E qual é o objetivo deste fundo?
O Fundo Garantidor de Crédito, como seu nome já diz, garante a qualquer pessoa que tenha dinheiro em qualquer banco ou financeira, um montante de até R$250.000,00. Ou seja, se você possuir depósito ou aplicação em qualquer instituição regulamentada, até este valor, seu capital está segurado.
Assim sendo, vamos demonstrar algumas aplicações que possuem rentabilidade maior que a Poupança.
CDB (Certificado de Depósitos Bancários)
Nesta modalidade, você empresta o dinheiro para as instituições financeiras que repassam ao consumidor final, na forma de empréstimo. A remuneração varia de instituição para instituição, sendo que as menores pagam taxas superiores aos grandes bancos, mas como dissemos no inicio, se seu investimento estiver dentro dos R$250.000,00, você estará coberto pelo FGC. Assim, vale a pena fugir dos grandes bancos e aplicar seu dinheiro nas instituições menores.
Para esta modalidade, quanto maior for o prazo, menor será o imposto cobrado, e diferente da poupança o dinheiro só poderá ser resgatado no vencimento.
Tesouro Selic
Este tipo de aplicação é um título público, e sua garantia é do governo, mas seu risco de investimento é baixíssimo, podendo ser resgatado antes do prazo, pois sua remuneração é pela taxa Selic. Você pode comprar estes títulos em instituições financeiras autorizadas a vender este produto, e são chamadas de agentes de custódia, o investidor deverá pesquisar qual a taxa de administração é cobrada pelo agente antes de optar por esta modalidade.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
Título emitido pelos bancos para financiar o agronegócio, esta modalidade apresenta boa rentabilidade e é isenta de IR, já sua desvantagem é o prazo longo.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
Semelhante ao LCA, esta modalidade também conta com isenção de IR e é destinada a financiar o setor imobiliário, sua desvantagem é um investimento a longo prazo e caracterizado por aportes de maior recurso.
Conclusão, aplique seu dinheiro obtendo maior rentabilidade, fuja do convencional, procure sempre uma instituição regulamentada pelo Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br).
Mediante estes investimentos, traçamos um comparativo com a caderneta de poupança que rende algo em torno de 6% ao ano. Tesouro Selic = 11,48% ao ano CDB = 11,76% ao ano sem o desconto do IR, pois vai depender do prazo. (Instituições Menores) LCI/LCA= 12,75% ao ano sem cobrança de IR |