Chevrolet S10: mecânica e caçamba para toda obra. A Chevrolet S10 é velha de guerra. Conhecida pela robustez e mecânica simplificada, a picape sempre teve um ótimo espaço na vida dos transportadores. O tempo passou, desde 1995 quando foi lançada, e o veículo evoluiu muito, principalmente, depois que ganhou um design mais moderno e mais atraente, além de itens de modernidade e recursos tecnológicos desde as versões mais básicas.
Texto e fotos: Carolina Vilanova
A gama 2017 é extensa, assim como a lista de equipamentos da versão High Country, a topo de linha, carregada de luxo e conforto. Ao todo são treze variações de configurações, sendo quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de das traçoes 4×2 e 4×4 com reduzida.
Mas no nosso caso, testamos o modelo mais básico, a versão LS, com cabine simples e câmbio manual, aquela velha de guerra que citamos no começo e que ainda dá um bom caldo quando o assunto é trabalho. É equipada com motor diesel 2.8 TurboDiesel, que ganhou novos componentes internos e agora fornece 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”
Um veículo que se comporta muito bem na cidade e apresenta economia de combustível. Nosso câmbio era manual de seis marchas, sem conforto, mas bastante robusto. A sexta, por falta de costume, as vezes era difícil de engatar, por isso, merece atenção.
Apesar de ser uma picape grande, tem boa dirigibilidade, muito por conta da direção elétrica inteligente e da estrutura que foi retrabalhada, assim a suspensão e os freios estão mais eficientes e confortáveis, com sistemas de controle de vibração e ruídos. O veículo conta ainda com controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC), ou seja, uma série de atributos que facilitam o trabalho nas ruas da cidade.
A versão 2017 da picape traz a nova identidade visual da marca, que já estreou em âmbito global e está se estendendo por toda gama. a dianteira tem um ar robusto e imponente, parecendo até maior do que realmente é. Com a grade alongada até os faróis, por sua vez redesenhados, com luz em LED (DRL) opcional.
Internamente, a versão mais básica não apresenta muito luxo, mas sim funcionalidade, inclusive com sistema de bluetooth fácil de conectar. O computador de bordo traz informações sobre a viagem e ainda possui a função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira mais econômica, o que é uma boa para o transportador.
Box:
Capacidades | |
Comprimento Total Largura (carroceria) Largura Total (espelho a espelho) Altura (máx.) Distância entre eixos Altura do compartimento de carga (mm) Comprimento da caçamba (mm) Largura da caçamba (mm) Peso em ordem de marcha (kg) Capacidade de carga (kg) Peso bruto total (kg) Balanço Traseiro | 5.381 1.870 2.132 1.778 3.096 441 2.322 1.534 1930 kg (4×4 LS MT) 1220 (4×4 LS MT) 6.000 1.328 |