Matéria de capa

Comparativo: Batalha dos VUCs coreanos

Vamos conhecer um pouco mais das características do Kia Bongo e do Hyundai HR, dois veículos leves que fazem a diferença no trânsito das cidades

Carol Vilanova

Fotos: Divulgação

O leva e traz nas cidades tem uma dupla de veículos que representam o mais puro conceito de VUC – veículo urbano de carga. Estamos falando dos coreanos Hyundai HR e Kia Bongo, que carregam algumas vantagens interessantes ao transportador. A primeira: pode ser dirigido com CNH B, a segunda é a isenção do rodízio em São Paulo, e a terceira, a possibilidade de receber diversos tipos de implementos.

É muito comum esses veículos serem usados por profissionais autônomos, que fazem diferentes carretos com baú carga seca ou carroceria. Também aparecem como opções para pequenos comércios, na entrega de material de construção, gás e água.

O Bongo chegou por aqui ainda nos anos 90, mas tinha o nome de Ceres. Hoje é produzido no Uruguai, e está relacionado como um veículo robusto e versátil. Já o HR é brasileiro, nasce da linha de montagem da Hyundai CAOA em Anápolis, Goiás. Seu nome no exterior, onde também faz sucesso, é Porter. Chegou em terras tupiniquins em 2004 e passou a ser montado em CKD em 2007.

Comparativo: Batalha dos VUCs coreanos

Hyundai HR

O coreano com RG brasileiro é bem cotado no meio dos transportadores, segundo registro da montadora em quase uma década de comercialização já emplacou 84 mil unidades. Também já abocanhou vários prêmios entre a imprensa especializada.

Vem na versão chassi cabine de até 3,5 toneladas de PBT e oferece agilidade e a possibilidade de rodar sem restrições. É equipado com motor Euro V de 2.5 litros Diesel (D4CB), com 4 cilindros em linha, 16 válvulas.

Dessa maneira, é capaz de entregar a potência máxima de 130 cv a 3.800 rpm, com torque de 26 kgfm disponível entre 1.500 e 3.500 rpm. Entre os diferenciais do engenho, destacamos o cabeçote de alumínio, a adoção do turbo mais intercooler, além de sistema de recirculação dos gases de escape e injeção eletrônica CRDI (Common Rail Direct Injection), que faz a pulverização direta na câmara de combustão.

Em relação à capacidade de carga da categoria, o HR comporta 1.800 kg. No quesito segurança, a marca disponibilizada de série o airbag para os três ocupantes da cabine. A direção tem assistente hidráulica em todos os modos. O preço sugerido é de R$ 73.720,00.

 

Dimensões e capacidades

Comprimento do veículo4.850 mm
Largura do veículo1.740 mm
Altura livre do solo185 mm
Altura do veículo (vazio)1.965 mm
Distância entre-eixos2.430 mm
Peso bruto total3.400 kg
Capacidade útil de carga1.800 kg
Tanque de combustível65 litros

 

Kia Bongo K2500

O Kia Bongo é outro modelo que cai bem para o pequeno frotista e o motorista autônomo. Ficou um tempinho sem ser produzida, mas já voltou a ativa na fábrica de Nordex, no Uruguai. Desde 2010, quando foi inaugurada essa linha de produção, já produziu mais de 21 mil unidades, também em regime de CKD.

Já no modelo 2018, traz o motor de 2.5 litros turbo diesel com intercooler e a transmissão manual de seis velocidades. Assim, o veículo consegue chegar à potência máxima de 130,5 cv a 3.800 rpm.

Suspensão dianteira é independente com barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores a gás, já a traseira tem eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores também a gás.

Para facilitar nas manobras, a direção é do tipo hidráulica, com pinhão e cremalheira. As rodas são aro 15”. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD. Temos também o airbag duplo.

O modelo é oferecido em apenas uma versão, a 4×2 cabine dupla, rodado simples e sem carroceria, com preço sugerido de R$ 73.990,00. A capacidade de carga no chassis é de 1.812 kg. A garantia é de 3 anos ou 100 mil km.

Dimensões e capacidades

Comprimento4.285 mm
Largura1.740 mm
Altura1.995 mm
Distância entre eixos2.415 mm
Altura mínima do solo203 mm
Capacidade de carga (com carroceria)1.530 kg
Capacidade de carga no chassi (sem carroceria)1.812 kg
Peso bruto total3.392 kg
Volume do tanque de combustível60 l

 

 

ÚLTIMOS POSTS