O Salão de Hanover mostrou veículos conectados, eficientes e com baixos níveis de emissões de poluentes, quesitos essenciais para melhorar a mobilidade, principalmente, nos grandes centros urbanos
Texto: carolina Vilanova | Fotos: Divulgação
Emissões zero, conectividade e mobilidade. Esses são os pilares para o transporte do futuro e, a partir deles, se constrói o veículo comercial com mais segurança, eficiência e, é claro, conforto. Essa temática foi colocada em evidência no 66º Salão de Veículos Comerciais, o famoso e gigantesco IAA Commercial Vehicles, realizado entre os dias 22 e 29 de setembro, em Hanover, na Alemanha, onde foram apresentadas nada menos que 332 estreias mundiais e 101 estreias europeias.
Rodar melhor e com mais eficiência nos grandes centros urbanos é uma preocupação, assim como manter o ar mais puro. Por isso, as montadoras não pouparam esforços para expor suas ideias em caminhões, vans e ônibus com funcionamento elétrico e híbrido. “A “sociedade on-line” quer a mercadoria entregue à sua porta e precisa de veículos comerciais mais do que nunca. O mercado vai continuar a crescer em todo o mundo “, afirmou Matthias Wissmann, presidente da Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA).

Um total de 2.013 expositores de 52 países exibiram seus mais recentes desenvolvimentos, representados por fabricantes de caminhões pesados, médios e leves, vans, ônibus, implementos, autopeças, além de empresas de abastecimento e prestadores de serviços. Modernidade nos veículos, conectividade entre sistemas e motoristas, e uma esperança mais real para logística urbana.
Elétricos e híbridos chamavam a atenção, especialmente entre os veículos comerciais leves, já que são responsáveis pelas entregas urbanas. Sempre conectados, prometem garantir mais rapidez e operar livres de emissões. Não é exatamente o que o transportador procura, afinal, ele também está muito interessado em uma operação de baixo custo. Mas é o que vai mover a distribuição no futuro, mesmo que num prazo mais longo.
Para viagens longas, o diesel continua tendo um papel importante, e com os últimos desenvolvimentos no setor de pós tratamento de gases, serão eficientes, econômicos e também ecologicamente corretos.
Ainda hoje, pelo menos na Europa, a lei Euro VI vigente já se consegue fazer que os veículos trafeguem com baixíssimos níveis de poluentes. Em relação a energia alternativa para motores, o GNV também aparece como opção limpa para um futuro bem próximo, já em testes inclusive em ônibus e caminhões urbanos.
Num futuro nada próximo
Muito do que foi exposto no IAA chamava atenção, principalmente quando estava relacionado à condução autônoma. A ZF mostrou o Innovation Truck ZF, que adota uma série de recursos avançados, como o Park assist, no qual a manobra é feita por meio de um controle de fora do veículo, todo sensorizado e autônomo.
Mais apostas na automação e na eletrificação, a Bosch levou uma gama de produtos de assistência ao motorista, muita conectividade e sistema de infotainment de última geração. O CCU (Connectivity Control Unit – unidade de controle de conectividade) interliga via wireless o veículo, o smartphone e o GPS, o que para gerenciamento de frota é essencial.
Mas os protagonistas eram mesmo os veículos comerciais, em diversos tamanhos e determinados para uma variedade extensa de aplicações. Em cada estande, tinha sempre uma grande atração.
No espaço da Renault, a evidencia foi a linha de conversões com base no novo Renault Alasca, uma picape com tecnologias como tração melhorada e transmissão automática. O pequeno utilitário de carga, Kangoo também esteve em destaque, já que a partir de agora está disponível com a transmissão automática EDC (Efficient dupla embreagem).

A Mercedes-Benz levou alguns belos protótipos, como o “Urban eTruck”, o “Future Bus” e a “Vision Van”. Essa última, que usa motor elétrico e é toda conectada inclusive com as docas. O que o presidente da marca chamou de digitalização e mobilidade elétrica, com muita conectividade, está embarcado nos seus modelos. Teve até brasileiro no estande da marca: o modelo Accelo 815 produzido aqui.

A Citroën exibiu várias soluções baseadas nas vans Jumpy, Berlingo e Jumper, sempre adaptadas a cada tipo de transporte e serviço. O novo Jumpy carrega até 1.400 kg em carga útil e é alimentado por motores diesel Euro6 da família BlueHDi. No campo dos carros elétricos, a estrela foram os modelos Berlingo Electric e o C-ZERO.

Entre tantas marcas, a Ford também deu seu show em termos de VUC, com os mais recentes modelos da Ford Transit, inclusive equipada com motor ECOBlue, mais eficiência com muito menos emissões.

O IAA foi um show e tanto, agora esperamos ver algumas dessas novidades em breve nas ruas, tendo apoio de motoristas mais conscientes e experientes para utilizar todos esses recursos, obtendo sucesso e oferecendo melhores serviços à população.