Editorial: Venda casada: VUC + Manutenção

Como eu sempre tive uma quedinha pro lado do pós-vendas, faz muito tempo que eu aposto em ações mais efetivas das montadoras em relação a esse tema tão importante. Também faz tempo que venho notado que estão todas se mexendo para oferecer “mais” na hora de vender um veículo, seja ele um VUC ou um carro de passeio.

O pós-vendas é atendimento prestado ao cliente depois da venda do produto ou serviço. Tão ou mais importante do que o negócio comercial em si, pode fazer sua empresa ser lembrada por ter dado um bom atendimento ou não. E aí mora o perigo.

No final das contas, manter um relacionamento duradouro com o cliente é a grande missão do pós-vendas, tendo em vista suprir suas necessidades, visando a fidelização. No universo das montadoras, existe uma pesquisa que “ranking” das melhores em pós-vendas. Por isso, estão todas de olho nisso.

É o que hoje chamamos de soluções. A montadora ao realizar uma venda, principalmente quando o veículo em questão é de carga, ou seja, é a ferramenta de trabalho do comprador, oferece a solução completa para esse cliente. Ou seja, uma série de ações que podem agregar no momento da venda, e gerar mais benefícios.

Seja uma garantia estendida, o atendimento personalizado para profissionais, pacote de revisões fixas, manutenção com mão-de-obra incluída, acessórios originais que facilitem a vida do cliente, assistência e socorro 24 horas, etc.

E o leque de opções aumenta a cada dia. Agora, a moda é vender no momento da compra, ou até num certo prazo depois, um plano de manutenção corretiva, que pode ser incluída nas parcelas.

Isso significa que itens como pastilhas e discos de freio, velas, baterias, amortecedor, entre outros, que preveem trocas apenas quando há desgaste, já podem ser incluídos num pacote de pós-vendas. Uma ótima solução, principalmente, para o transportador, que evitar gastar esse dinheiro no meio do caminho, talvez num momento em que não possa dispor dele.

Uma maneira de evitar a falta de manutenção, não é mesmo, e de colocar o cliente sempre em primeiro lugar, como manda a cartilha. E tomara que dê certo, e que essa prática seja seguida por muitas montadoras.

É isso aí pessoal, aproveitem a leitura e até a próxima. Grande beijo!

Editorial - Mercado de Vucs: Esperanças renovadas
Carol Vilanova – editora da Revista Frete Urbano

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