Texto: Carol Vilanova | Fotos: Edinho Paiva
A maioria dos veículos que as montadoras emprestam para avaliação de imprensa são os topos de linha, mesmo quando a pedida é uma picape para o trabalho. Mas dessa vez não teve moleza, a Fiat mandou um veículo digno de um urbano de carga, que apesar de compacto, é parrudo: a Strada Hard Working.
Para fazer jus ao nome, já que Hard Working significa trabalho duro, em inglês, colocamos a picape na labuta, movendo móveis e eletrodomésticos numa viagem curta. A nossa versão é a cabine estendida, com espaço amplo na caçamba, fácil para carregar e descarregar, e o melhor: estaciona em qualquer lugar, com ótima manobrabilidade.
Visualmente, o modelo não traz nenhuma atração, como teria numa versão mais luxuosa da linha, a ideia é realmente oferecer uma picape para o trabalho, o que chama atenção é a descrição Hard Working bem marcante na traseira. Conta com protetor de cárter, capota marítima, faróis de neblina e as soleiras na porta também com a inscrição da versão.

Mais importante é a robustez da carroceria, para carregar 705 Kg, construída sobre a suspensão dianteira do tipo Mc Pherson com rodas independentes e molas parabólicas longitudinais. Já a traseira tem eixo rígido tipo ômega, com molas também do tipo parabólicas longitudinais. A tração é dianteira.
A Fiat Strada Hard Working oferece itens de conforto essenciais para o transportador, como ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de volante, vidros e travas elétricas, sensores de estacionamento traseiro e o rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth, o que ajuda na hora de receber ou fazer chamadas no telefone, nosso modelo tinha o volante multifuncional.
Como é focada para o trabalho, o acabamento interno é de tecido de teto, maçanetas e puxadores, forro de portas é escurecido, dando uma aparência de mais limpo por mais tempo ao interior do carro.
O conjunto de trem de força é composto pelo motor 1.4 Fire Flex, capaz de render até 88 cavalos de potência máxima com uso do etanol e 12,5 Kgfm a 3.500 rpm com o mesmo combustível.
Combinando com o motor está o câmbio tradicional da marca, de cinco marchas, bem suave e macio nos engates. Na cidade oferece ótima dirigibilidade e é ágil, entrega o que promete, inclusive na economia, que é bastante razoável. Tem um bom diâmetro de giro na direção, o que ajuda nas manobras.
A Strada já é um modelo bastante reconhecido no mercado, já que tem liderança nas vendas durante 17 anos, uma mecânica que toda oficina sabe mexer e agora tem o respaldo do pós-vendas da marca, por meio da Mopar.
Segundo a Fiat, além de um ano de garantia contratual, o consumidor pode optar por mais 12 ou 24 meses de cobertura direto na concessionária através do MVP (Mopar Vehicle Protection), que também oferece, junto ao financiamento do veículo, o plano de revisão sob medida, podendo adquirir de duas a dez revisões, com ou sem assistência 24 horas Confiat.
O transportador deve ficar atento pois a rede de concessionárias oferece vantagens e descontos na venda para empresas, produtores rurais, taxistas e outras categorias de negócios. Vale a pena consultar. O preço da Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida começa em R$ 60.240,00.
Ficha técnica
Motor: | Fire Flex 1.4 |
Combustível | Gasolina |
Cilindrada | 1.368 cm³ |
Potência | 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) 88 cv a 5.750 rpm (etanol) |
Torque | 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) 12,5 Kgfm a 3.500 rpm (etanol) |
Transmissão | Manual, 5 Marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | hidráulica |
Rodas e Pneus | 175/70 R14 |
Freios | A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante na dianteira A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira |
Suspensões | Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Amortecedores Hidráulicos, pressurizados a gás e mola parabólica longitudinal. Traseira: eixo rígido tipo ômega, amortecedores hidráulicos e mola parabólica longitudinal. |
Tanque de combustível | 58 litros |
Dimensões e Pesos
Entre-eixos | 2.718 mm |
Largura | 1.664 mm |
Comprimento | 4.438 mm |
Altura | 1.590mm |
Carga útil | 705 Kg |
Volume do porta-malas | 1,220 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 Kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 1113,0 Kg |