ColunistasConteúdo

Futebol 2016. A comemoração tem as cores verde e branco e tricolor

A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista
A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista

Ano esportivo de 2016 se destacou por eventos que marcaram o país. O principal dele, sem dúvida nenhuma, foram as Olimpíadas Rio 2016. O Brasil virou o centro das atenções do mundo e nós pudemos conviver e experimentar emoções jamais vistas. Mas como gostamos de dizer por aqui, o Brasil é o país do futebol. E isso significa que as olimpíadas foram muito boas, foram muito legais, contudo, legal, legal mesmo é futebol. E este ano quem comemorou mais que os outros foram os torcedores do Palmeiras e do Grêmio, campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil respectivamente.

Além do título, o que fez com que os sorrisos destes torcedores fossem mais radiantes foi o fracasso dos seus principais rivais. Os gremistas, por exemplo, além de comemorar um título de expressão que fazia 15 anos que não conquistavam, também vibraram com o rebaixamento para a segunda divisão do seu principal rival, o Internacional. Já os palestrinos comemoram o título que encerrou um jejum de 22 anos sem a conquista do Brasileirão. O último caneco foi levantado em 1994, na era Parmalat. Outro fator que lavou a alma da torcida foi o fato dos seus dois principais rivais, Corinthians e São Paulo, terem realizados fracas campanhas, sem conquista de títulos ou classificação para as Libertadores.

 

Campeonato Brasileiro

A equipe de Parque Antártica nadou de braçadas neste campeonato. O time de Cuca e companhia em nenhum momento deixou a ponta da tabela, sendo poucas vezes ameaçado pelas outras equipes como Santos, Flamengo ou Atlético-MG, segundo, terceiro e quarto colocados na competição. Sua campanha foi a segunda melhor na era dos pontos corridos. Ao final das 38 rodadas a equipe palmeirense somou 81 pontos, nove a mais que o vice-campeão.

Com mas está conquista o Palmeiras reafirma sua hegemonia como o maior campeão brasileiro. Agora são nove conquistas ante oito de Santos e seis de Corinthians e São Paulo. Para 2017 o verdão já entra como um dos favoritos para as principais competições.

No lado de baixo da tabela, América-MG, Santa Cruz e Figueirense juntam-se ao Internacional e vão disputar a série B em 2017.

 

Copa do Brasil

Se existe uma equipe que pode considera-se como o papão da Copa do Brasil este time é o Grêmio. Rei do mata-mata, a equipe gaúcha bateu o rival Atlético-MG, conquistando assim o seu quinto caneco. Com o título deste ano os gaúchos passam a ser a agremiação com o maior número de conquistas neste torneio.

Futebol 2016. A comemoração tem as cores verde e branco e tricolor
Futebol 2016. A comemoração tem as cores verde e branco e tricolor

Série B

Para os torcedores que achavam que Vasco da Gama subiria para a Série A com facilidade, este foi um campeonato para rezas, mandingas e outras oferendas. A equipe de São Januário começou o campeonato arrasando, abrindo larga vantagem sobre os demais. Mas ao longo do campeonato o time de Eurico Miranda foi perdendo fôlego, conquistando a vaga apenas na última rodada. Um teste para cardíacos.

Ao Vasco, Atlético-GO, Avaí e Bahia, outras que equipes que subiram para a Série A, é de esperar e ver se, na próxima temporada, a disputa será para permanecer na elite do futebol brasileiro ou voltar para o lugar onde nenhum time gostaria de estar.

chape

#ForçaChape

Se futebol é a alegria do povo, este ano também foi a tristeza do povo. No dia 29 de novembro de 2016 o mundo do futebol perdeu um pouco da sua alegria, um pouco de sua magia.

Neste dia frio e chuvoso, a poucos quilómetros do aeroporto de Medellín, na Colômbia, a tragédia se abateu sobre o mundo esportivo. O avião que transportava a equipe da Chapecoense caiu, matando toda a delegação catarinense e outros passageiros. Ao todo foram 71 mortos. Por milagre, sobreviveram apenas seis pessoas. Entre elas, quatro brasileiros, sendo três jogadores da equipe catarinense e um jornalista.

ÚLTIMOS POSTS