Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Divulgação
O Iveco Daily se tornou muito bem aceito no mercado nacional de comerciais leves. Dizem que além de ter um tamanho ideal para transporte dentro dos grandes centros urbanos, não dá trabalho na manutenção, tem o conforto de um automóvel e pode ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação categoria B.
Haja vista que a marca italiana colocou mais uma versão no mercado, o 40S14, já na linha 2017, que atende os clientes em regiões fora das zonas de restrição e, até mesmo, em cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas.
A gama toda é extensa, entre modelos cabine simples e cabine dupla, ao todo, são 30 versões de veículos Chassi-Cabine e Furgão, diferentes veículos para variadas aplicações. A versão 35S14, a mais procurada, continua sendo ofertada, além das 45C17, 55C17 e70C17.
Os modelos 35S14 e 40S14 são equipados com o motor FPT de 3 litros, com 146cv de potência, e torque de 350Nm na faixa entre 1.250 – 2.900rpm, do tipo EGR, atendo as regulamentações Euro 5. Já os maiores, 45C17, 55C17 e70C17, utilizam o propulsor FPT de 3 litros, mas com 170cv, também pronto para o Euro 5.
Combinando com o propulsor, está a caixa de transmissão ZF 6S 420, de seis velocidades, que proporciona melhor desempenho ao conjunto. A suspensão com feixe de molas e a estrutura de chassi garantem maior robustez.
Entre os equipamentos, a linha oferece aos clientes, como opcional, o Kit multimídia composto por display LCD de 6,5 polegadas touchscreen, câmera de ré com visão infravermelha, entrada USB e SD Card, Bluetooh, TV digital integrada, controle remoto, compatibilidade com comandos de volante, tablets, iPod, iPhone, navegador, etc.
A Linha 2017 de caminhões, a Iveco traz ainda novas versões dos modelos Tector, Stralis e Hi-Way, que ganharam evoluções e ficaram mais eficientes e econômicos, segundo a marca. Tendo em vista a qualidade está em primeiro lugar, o investimento no aumento do índice de nacionalização dos veículos foi grande.
A relação custo-benefício também está em pauta, com planos de revisão mais vantajosos para autônomos e frotistas. Aliás, na linha Daily, o plano compreende manutenções e mão de obra em média 10% mais baratas do que praticado no mercado. As revisões podem ser realizadas quando o veículo atingir 10, 20, 60 e 80 mil quilômetros rodados.