Quem consegue resistir à carinha dos pets pedindo um petisco ou um pedaço de comida? Com certeza, todos vocês já passaram por este momento e cederam.
Depois que os animais se tornaram membros da família e começaram a viver dentro das casas, eles participam de todos os momentos, inclusive das refeições dos seus tutores.
Oferecer alimentos humanos aos cães e gatos é um hábito comum, mas nem sempre estes alimentos fazem bem aos animais. Até mesmo as frutas, verduras e legumes, que são muito nutritivos e que ganham força agora no verão, devem ser oferecidos com cuidado aos peludos!
Lembre-se que qualquer mudança feita na dieta do seu pet deve ser acompanhada por um Médico Veterinário. Vale ressaltar também que, embora muito nutritivos, frutas e legumes não podem ser os únicos alimentos consumidos pelos pets.
Veja abaixo uma lista de alimentos que você pode oferecer ao seu melhor amigo e outros que precisa manter longe deles.
4 Boxes
Frutas permitidas:
Maça: oferecer cortada, sem casca ou sementes. É um complemento à dieta.
Pêra: oferecer cortada, inclusive com a casca; sementes devem ser retiradas.
Banana: oferecer moderadamente e sem casca. Ajuda no funcionamento muscular, crescimento e fortalecimento dos osso e auxilia o sistema imunológico.
Abacaxi: oferecer sem casca, que pode causar lesões orais. Auxilia na digestão.
Mamão: oferecer moderadamente; auxilia na digestão.
Morango: pode ser oferecido com casca; atua como anti-inflamatório e é útil para pets com artrite.
Manga: oferecer sem o caroço; previne doenças degenerativas.
Melancia: oferecer moderadamente, sem sementes e casca.
Kiwi: oferecer moderadamente; auxilia na digestão, inclusive em cães com gastrite.
Pêssego, Ameixa e Caqui: oferecer sem o caroço, pode causar obstrução.
Frutas proibidas:
Uva e Uva passa: vômito, diarreia, letargia, dor abdominal e insuficiência renal aguda.
Carambola: vômito, diarreia, salivação intensa, perda de apetite, tremores, sangue na urina e excesso de ingestão de água.
Açaí: excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias, tremores e incontinência urinária. O açaí é tão tóxico como o chocolate, possuem a mesma substância, a teobromina.
Abacate: vômito e diarreia.
Coco: prejuízos ao sistema intestinal, diarreia e dores abdominais.
Figo: reações alérgicas, vômitos e diarreia.
Laranja: gastrite e lesões orais.
Verduras e legumes permitidos:
Brócolis: previne osteoporose, reduz colesterol e melhora imunidade e visão dos pets.
Batata: o consumo deve ser moderado, deve ser oferecida totalmente madura, limpa e descascada. Batatas-doces podem ser oferecidas também e são mais nutritivas.
Cenoura: pode ser oferecida cru ou cozida, é uma boa opção para implementar a dieta e/ou oferecer como petisco saudável.
Beterraba: ajuda a combater anemia e a regular o intestino.
Chuchu: oferecer cozido, contém fibras e ajuda em dietas de emagrecimento. É uma boa opção para complementa a dieta e/ou oferecer como petisco saudável.
Verduras e legumes proibidos:
Batata, beringela, pimentão e tomate: são nutritivos, porém podem ser consumidos com ressalvas. Contém uma substância que deprime o sistema nervoso central e a ingestão deve ser evitada principalmente em animais com problemas ortopédicos, pois agrava o quadro inflamatório.
Alho e cebola: anemia e problemas gastrointestinais. Não é recomendável oferecer temperos aos pets, evitando complicações de saúde.
Tomate verde: diarreia, vômito e arritmia cardíaca.
