ColunistasConteúdo

Meu bichinho tem medo de fogos e trovões? O que fazer?

A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi

O medo de cães frente aos altos ruídos, como fogos de artifício e trovões, é muito comum. Os cães são muito sensíveis aos barulhos, principalmente, porque têm uma audição muito aguçada. O som de alarmes, fogos de artifício e trovões são causadores de medo, inquietação, nervosismo e ansiedade.

Os cães podem começar a apresentar ansiedade antes mesmo dos barulhos começarem, alguns sinais que podem ser verificados são: salivação excessiva, latido ininterrupto, colocar as orelhas para trás, arregalar os olhos, curvar-se, se esconder em lugares fechados e escuros, e tremer.

Não podemos jamais punir nossos cães por terem medo dos fogos, trovões ou de outros sons altos, por outro lado, também não podemos confortá-los demais. Quanto mais atenção dermos para essa situação, mais ansiosos eles ficarão.

Existem algumas formas de ajudar o seu cão, para minimizar seu estresse, medo e ansiedade. O mais importante é providenciar um local de refúgio dentro de casa, onde ele possa se esconder e se sentir seguro. Geralmente, eles tentam se esconder embaixo de camas ou até mesmo entre as pernas e pés de seus donos.

Outras dicas que podem ser muito úteis no manejo desses cães com medo de altos ruídos são:

– Manter cortinas e janelas bem fechadas, para abafar o som;

– Colocar algodão nas orelhas do animal, tomando o cuidado de não inserir o algodão profundamente;

– Criar um som neutro, um barulho de fundo que disfarce o som dos fogos, com música, televisão ou ventilador ligado;

– Se o cão não estiver em local fechado, é recomendado usar a guia para que ele não fuja;

– Verificar se as portas e portões estão fechados, é comum cães fugirem quando estão com medo;

– Conversar com o seu veterinário sobre o problema. Em alguns casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma nestes episódios;

– Colocar roupinhas mais justas nesses dias (se a temperatura permitir) para que eles se sintam mais protegidos e abraçados;

– Oferecer um petisco gostoso e não usual ao animal, e tentar distraí-lo com alguma brincadeira.

Seguindo essas dicas o seu cão certamente se sentirá mais confortável e acolhido, minimizando essas situações de medo e estresse. Ao mesmo tempo, você também ficará mais tranquilo para aproveitar as férias. Para obter mais informações, dicas e tratamentos com relação a ansiedade do seu bichinho de estimação, consulte sempre um profissional veterinário.

ÚLTIMOS POSTS