Conversamos com Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, que nos contou um pouco da história da marca e da aposta que faz no mercado de veículos comerciais leves no Brasil
Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Divulgação
Revista Frete Urbano: Um ano para se comemorar, 60 anos de Brasil, como a Mercedes-Benz chega até aqui, na visão da empresa?
Carlos Garcia: Completar seis décadas e ter acompanhado uma grande parte da história do Brasil e, principalmente, ter contribuído para a evolução do transporte no País, tem um significado muito importante. Quando a Mercedes-Benz chegou ao Brasil, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 1956, a cidade do ABC tinha cerca de 50 mil habitantes. Hoje, tem mais de 800 mil. Isso significa que a Mercedes-Benz cresceu com a região. Nesses 60 anos, a empresa também contribuiu para o desenvolvimento do Brasil em diversos momentos. Como exemplos, participou da construção de Brasília, da expansão de inúmeras rodovias, da construção da ponte Rio-Niterói, dos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, da usina de Itaipu e muitos outros. Além disso, empregamos mais de 100 mil colaboradores no País desde 1956. São 60 anos com muitos marcos para se comemorar.
RFU: A Mercedes-Benz do Brasil em números: fábricas, modelos, capacidade produtiva, liderança em vendas…
Carlos Garcia: Temos quatro unidades fabril no Brasil: a fábrica de caminhões, ônibus e agregados (câmbios, eixos e motores) de São Bernardo do Campo (SP); a fábrica de caminhões de Juiz de Fora (MG); a fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP); e a fábrica de Campinas (SP), de peças e serviços. Produzimos os caminhões Accelo, Atego, Atron, Axor e Actros em 207 versões; os chassis de ônibus: micro, urbano, rodoviário e escolar em 90 versões; além das vans Sprinter e Vito, ambos fabricados na Argentina e comercializados no Brasil. Em termos de produção e vendas, em 60 anos, a Mercedes-Benz do Brasil produziu 2.120.000 veículos comerciais (1.450.000 caminhões e 670 mil ônibus).

RFU: Toda a gama da marca é bastante extensa, quais modelos são produzidos para o mercado de veículos comerciais leves, que podem rodar na zona de restrição de cidades como São Paulo, por exemplo?
Garcia: Para atender a categoria do VUC, a Mercedes-Benz tem em seu portfólio três modelos de caminhão, os leves Accelo 815 e 1016 e os médios Accelo 1316. Ofertamos uma variedade de produtos da linha Sprinter que estão preparos para atender o segmento de VUC em São Paulo, como as versões 311, 415 e 515 de chassi com cabinas e furgões.
RFU: Segurança em primeiro lugar? O que ainda está por vir, já como conceito ou rodando na Europa e que pode chegar ao Brasil?
Garcia: O ESP Adaptativo 9.1i® é umas das principais tecnologias na Europa que os veículos comerciais leves da Mercedes-Benz no Brasil possuem, um sistema que assegura a melhor frenagem, seja sob as condições de sol ou de chuva. Uma das funções é a aplicação de uma pressão equilibrada em intervalos regulares, promovendo a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio quando o veículo está sendo conduzido em dias chuvosos, com o objetivo de reduzir o tempo para o início da desaceleração do veículo. A Mercedes-Benz está sempre atenta às evoluções tecnológicas e necessidades de seus clientes.
RFU: Apesar do momento delicado em que o país atravessa, podemos dizer que o segmento de comerciais leves está em alta? O que dizem os números da Mercedes?
Garcia: Mesmo diante da forte retração econômica, a Mercedes-Benz tem aumentado sua participação nas vendas de Comerciais Leves no País. Houve um crescimento de market share de 14,32% para 24,5% (2011 – 2015). Aumentamos 3 pontos percentuais de 2015 ante 2014. Com a chegada do Vito, a Mercedes-Benz espera aumentar ainda mais a participação no segmento de comerciais leves.
RFU: A Sprinter é um caso à parte, completou 20 anos no ano passado e tem destaque entre os transportadores de uma maneira em geral. Quais são os seus diferenciais?
Garcia: A Sprinter é um diferencial por si só, quando em 1995 inovou o mercado ao criar o segmento de large vans, e estabelecer um novo e elevado padrão de segurança. Com mais de três milhões de unidades vendidas, a linha Sprinter é um dos veículos comerciais leves mais vendidos do mundo. A família Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 toneladas), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton).
RFU: A marca dedica um espaço muito importante para os comerciais leves, tanto que oferece atendimento diferenciado para esse cliente com o Van Center. Conte um pouco sobre esse conceito de concessionária…
Garcia: O Van Center é uma loja exclusiva para comercialização de veículos comerciais leves Mercedes-Benz das linhas Sprinter (segmento de large vans, com 3.500 a 5.000 kg de PBT) e Vito (segmento de vans médias, com 3.050 kg de PBT). Além de oferecer aos clientes o mais completo portfólio de veículos do segmento, oferece ampla gama de produtos e serviços de pré e de pós-venda, como Consórcio Mercedes-Benz e do Banco Mercedes-Benz, assistência técnica 24 horas, três linhas de peças de reposição, a maior Rede de Concessionários e a Central de Relacionamento com o Cliente mais premiada do setor.
RFU: Qual o tamanho da rede MB para caminhões hoje e quantas lojas do tipo Van Center existem? Vamos crescer ainda esse ano?
Garcia: A Mercedes-Benz possui cerca de 200 pontos de atendimento em Veículos Comerciais. São sete unidades do Van Center Mercedes-Benz no Brasil: Curitiba (1), São Paulo (1), Belo Horizonte (2) e Rio de Janeiro (3). Em relação à abertura do próximo Van Center, estamos sempre atentos à demanda do mercado de comerciais leves no País.
RFU: Em setembro do ano passado, chegou mais um integrante da linha leve, o Vito. Qual sua expectativa aqui no Brasil, principalmente, em relação ao segmento de cargas?
Garcia: Apostamos no sucesso de vendas do furgão Vito no Brasil. Estamos trabalhando forte para mostrar aos clientes as vantagens operacionais do veículo. O modelo tem como diferencial a entrada em locais de difícil acesso para vans, por conta das suas dimensões compactas facilitando o transporte nos centros urbanos, além de toda tecnologia oferecida.
RFU: Realizar uma venda é bom, mas contar com um pós-venda de qualidade é essencial. O que a marca oferece ao cliente autônomo e frotista nessa área?
Garcia: A Mercedes-Benz oferece soluções completas para os clientes, juntamente com a Rede de concessionários, com serviços diferenciados, como a ampla oferta de peças genuínas, remanufaturadas da linha RENOV e Alliance TruckParts; Mercedes Assistance, contratos de manutenção; lubrificantes da própria marca; treinamento de motorista; Central de armazenamento de peças e a Central de Atendimento ao Cliente, entre outros.
RFU: Sentimos essa preocupação na Mercedes-Benz, inclusive, por ser uma das poucas montadoras a oferecer peças remanufaturadas de fábrica, a linha Renov. Quais itens são entregues ao cliente que procura essa solução?
Garcia: Em 2014, a Empresa comemorou 10 anos de produção das peças remanufaturadas da linha RENOV, que são fabricadas na unidade de Campinas, interior de São Paulo. Com muitas vantagens para o cliente, o custo do produto chega a 40% do valor de uma peça nova, com 12 meses de garantia, sem limite de quilometragem e válida em todo território nacional. Além disso, a peça usada pode entrar como parte do pagamento do item RENOV, reduzindo o custo da manutenção. O portfólio contempla 232 números de peças distribuídos em 15 famílias, como por exemplo: Motor Mecânico, motor Eletrônico, câmbio, embreagem, eixos, entre outros.