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Picape Renault Oroch: versatilidade e novo motor

Quando a Renault Duster Oroch chegou ao mercado inaugurou um novo segmento no Brasil, o das picapes compactas medias. Na prática, fica mais ou menos assim: maior que uma VW Saveiro e menor que uma Chevrolet S10. Apesar de ter chegado na frente, o modelo hoje enfrenta a Fiat Toro, competidora de peso.

Picape Renault Oroch: versatilidade e novo motor

A Oroch trouxe não só a plataforma da Duster, mas também o visual, que na picape ficou muito mais harmonioso. Oferece ao transportador um amplo espaço interno, mecânica robusta e uma caçamba bastante avantajada.

Todos os modelos são cabine dupla com quatro portas e a versão que testamos, mais barata e mais econômica para o transportador é a 1.6, que agora vem evoluído com muitas alterações tecnológicas. Por se mostrar bem versátil, no final de semana, tira uma onda quando é usada para o lazer.

De DNA brasileiro, a picape tem visual aventureiro, com ampla grade dianteira e faróis expressivos, que combinam com a robustez das caixas de rodas. A harmonia se estende pela lateral até a parte de tras da picape, onde as lanternas se destacam pelo formato e modernidade.

Motor e suspensão

Falando da parte mecânica, a Oroch que testamos é equipada com o novo motor 1.6 SCe, que oferece 118 cv de potência quando abastecida com etanol e 115 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,0 kgfm com ambos os combustíveis.

O motor foi desenvolvido aproveitando o know how da marca nas pistas de Fórmula 1, de onde vieram várias tecnologias, inclusive, ganhou uma série de peças novas e de calibrações na nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento, o que resultou em mais performance e menor consumo de combustível.

Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas variável na admissão, esse motor tem injetores posicionados no cabeçote, que garantem alta eficiência e bom desempenho, além de ser 30 kg mais leve. No geral, é muito gostosa de dirigir, na cidade e na estrada, e a direção eletro-hidráulica ajuda nas manobras e se ajusta conforme a velocidade.

O câmbio manual de cinco marchas é bastante macio e de fácil engate. A boa dirigibilidade se dá ainda pela posição mais elevada para dirigir. Contamos ainda com o piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

Um veículo bastante funcional para o transportador, pois conta com suspensão traseira independente Multilink reforçada e calibrada, além de proporcionar uma ótima capacidade de carga de 680 kg. Já vem equipado de série com protetor de caçamba e ganchos para amarração de carga.

O interior e os equipamentos eletrônicos do carro são interessantes e funcionais para o transportador, com materiais de bom gosto no acabamento com bancos de couro e painel black piano, além de um belo sistema de conectividade, o Media NAV Evolution.

Para deixar mais interessante: sensor de ré, que é muito necessário, extensor de caçamba, santoantonio, suporte de bike ou prancha… A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

Uma versão voltada para o trabalho é oferecida, a Express, com configuração mais simples e motor 1.6, a partir de R$ 66.190.

 

Versões / Motores1.6 16V
Expression/Dynamique
ArquiteturaCarroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas
MotorQuatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
TraçãoDianteira 4×2
Cilindrada1.597 cm³
Diâmetro x Curso78,0 x 83,6 (mm x mm)
Potência máxima (ABNT)118 cv (gasolina) @ 5.500 rpm
120 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT)16,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
16,2 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
AlimentaçãoInjeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Pneus/Rodas215/65 R16
Suspensão DianteiraTipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão TraseiraMultilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
FreiosSistema ABS, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
DireçãoEletro-Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
CâmbioManual 5 velocidades
Relação de marcha1ª ………………3,73:1
2ª ………………2,05:1
3ª ………………1,32:1
4ª ………………0,94:1
5ª ………………0,76:1
Diferencial4,93:1
Tanque combustível50 L
Volume da caçamba683 L
Carga útil650 kg
Peso em ordem de Marcha1.296 kg
Entre eixos2.829 mm
Comprimento4.693 mm
Altura1.695 mm
Largura1.821 mm
Altura livre do solo206 mm
Ângulos de entrada26°
Ângulos de saída19,9°
Velocidade máxima161 km/h (gasolina)
161 Km/h (etanol)
Aceleração 0 a 100 km/h14,0 segundos (gasolina)
12,5 segundos (etanol)
Consumo (urbano)11,1 km/l (gasolina)
7,6 km/l (etanol)
Consumo (estrada)11,2 km/l (gasolina)
7,7 km/l (etanol)

 

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