Quando a Renault Duster Oroch chegou ao mercado inaugurou um novo segmento no Brasil, o das picapes compactas medias. Na prática, fica mais ou menos assim: maior que uma VW Saveiro e menor que uma Chevrolet S10. Apesar de ter chegado na frente, o modelo hoje enfrenta a Fiat Toro, competidora de peso.
A Oroch trouxe não só a plataforma da Duster, mas também o visual, que na picape ficou muito mais harmonioso. Oferece ao transportador um amplo espaço interno, mecânica robusta e uma caçamba bastante avantajada.
Todos os modelos são cabine dupla com quatro portas e a versão que testamos, mais barata e mais econômica para o transportador é a 1.6, que agora vem evoluído com muitas alterações tecnológicas. Por se mostrar bem versátil, no final de semana, tira uma onda quando é usada para o lazer.
De DNA brasileiro, a picape tem visual aventureiro, com ampla grade dianteira e faróis expressivos, que combinam com a robustez das caixas de rodas. A harmonia se estende pela lateral até a parte de tras da picape, onde as lanternas se destacam pelo formato e modernidade.
Motor e suspensão
Falando da parte mecânica, a Oroch que testamos é equipada com o novo motor 1.6 SCe, que oferece 118 cv de potência quando abastecida com etanol e 115 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,0 kgfm com ambos os combustíveis.
O motor foi desenvolvido aproveitando o know how da marca nas pistas de Fórmula 1, de onde vieram várias tecnologias, inclusive, ganhou uma série de peças novas e de calibrações na nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento, o que resultou em mais performance e menor consumo de combustível.
Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas variável na admissão, esse motor tem injetores posicionados no cabeçote, que garantem alta eficiência e bom desempenho, além de ser 30 kg mais leve. No geral, é muito gostosa de dirigir, na cidade e na estrada, e a direção eletro-hidráulica ajuda nas manobras e se ajusta conforme a velocidade.
O câmbio manual de cinco marchas é bastante macio e de fácil engate. A boa dirigibilidade se dá ainda pela posição mais elevada para dirigir. Contamos ainda com o piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.
Um veículo bastante funcional para o transportador, pois conta com suspensão traseira independente Multilink reforçada e calibrada, além de proporcionar uma ótima capacidade de carga de 680 kg. Já vem equipado de série com protetor de caçamba e ganchos para amarração de carga.
O interior e os equipamentos eletrônicos do carro são interessantes e funcionais para o transportador, com materiais de bom gosto no acabamento com bancos de couro e painel black piano, além de um belo sistema de conectividade, o Media NAV Evolution.
Para deixar mais interessante: sensor de ré, que é muito necessário, extensor de caçamba, santoantonio, suporte de bike ou prancha… A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.
Uma versão voltada para o trabalho é oferecida, a Express, com configuração mais simples e motor 1.6, a partir de R$ 66.190.
| Versões / Motores | 1.6 16V | |
| Expression/Dynamique | ||
| Arquitetura | Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas | |
| Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão | |
| Tração | Dianteira 4×2 | |
| Cilindrada | 1.597 cm³ | |
| Diâmetro x Curso | 78,0 x 83,6 (mm x mm) | |
| Potência máxima (ABNT) | 118 cv (gasolina) @ 5.500 rpm | |
| 120 cv (etanol) @ 5.500 rpm | ||
| Torque máximo (ABNT) | 16,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) | |
| 16,2 kgfm @ 4.000 rpm (etanol) | ||
| Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial | |
| Pneus/Rodas | 215/65 R16 | |
| Suspensão Dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora | |
| Suspensão Traseira | Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora | |
| Freios | Sistema ABS, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro | |
| Direção | Eletro-Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m | |
| Câmbio | Manual 5 velocidades | |
| Relação de marcha | 1ª ………………3,73:1 2ª ………………2,05:1 3ª ………………1,32:1 4ª ………………0,94:1 5ª ………………0,76:1 — | |
| Diferencial | 4,93:1 | |
| Tanque combustível | 50 L | |
| Volume da caçamba | 683 L | |
| Carga útil | 650 kg | |
| Peso em ordem de Marcha | 1.296 kg | |
| Entre eixos | 2.829 mm | |
| Comprimento | 4.693 mm | |
| Altura | 1.695 mm | |
| Largura | 1.821 mm | |
| Altura livre do solo | 206 mm | |
| Ângulos de entrada | 26° | |
| Ângulos de saída | 19,9° | |
| Velocidade máxima | 161 km/h (gasolina) | |
| 161 Km/h (etanol) | ||
| Aceleração 0 a 100 km/h | 14,0 segundos (gasolina) | |
| 12,5 segundos (etanol) | ||
| Consumo (urbano) | 11,1 km/l (gasolina) | |
| 7,6 km/l (etanol) | ||
| Consumo (estrada) | 11,2 km/l (gasolina) | |
| 7,7 km/l (etanol) |





