ColunistasConteúdo

Planejando as metas para 2017

A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em gestão pela USP
A coluna Economia é escrita por Alberto Savioli, economista com pós graduação em
gestão pela USP

Sempre que se inicia um novo ano, começamos a refletir sobre o que fizemos na etapa que passou e nas metas para o próximo período. Mas para que este planejamento seja realista, precisamos antes de qualquer coisa fazermos uma retrospectiva e avaliar o ano que passou: quais ações que fizemos deram certo, quais ainda estão pendentes e, principalmente, quais deram errado.

Para traçarmos as metas para 2017, temos que ter em mente que os últimos dois anos foram considerados muito ruins em aspectos macroeconômico, ou seja, a economia nacional vinha se deteriorando e como consequência, afetou todos os lares brasileiros e grande parte das metas traçadas foram substituídas por planos emergências de sobrevivência.

A economia vem dando sinais de recuperação e as metas do governo para o primeiro semestre já demonstram isto, neste ano tivemos uma recessão de 3% do PIB, e para o ano que vem a previsão é de crescimento de 0,7%.

Assim, o primeiro passo para seu planejamento para 2017 é, saiba quais são suas prioridades para o novo ano, liste todos os seus desejos e aí faça uma classificação em três categorias:

– Acessíveis;

– A ser conquistados;

– Impossíveis de serem conquistados.

Depois de classificá-los, inicie seu planejamento estipulando prazos para cada objetivo no novo ano. Cuidado para não se impor grandes desafios, impossíveis de serem alcançados, isto apenas lhe desestimulará e poderá por em risco todo o planejamento para o novo ano.

Outro fator importante no seu planejamento é o acompanhamento de seus objetivos mensalmente, no qual você poderá efetuar correções nesses objetivos, assim, caso ocorra algum imprevisto, você terá como corrigir e não se afastará de suas metas.

Com estas dicas, espero poder ter ajudado a criar um conceito de planejamento, e lembre-se, não atingir os objetivos não significa fracasso, apenas você está adiando seus sonhos.

ÚLTIMOS POSTS