Sabe aqueles carros-conceito com design super-futurista, que a gente vê aos montes num Salão de Automóvel? Você já pensou que para acompanhar esses modelos, os sistemas, peças e acessórios devem ser tão tecnológicos quanto eles?
Então, no último Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a Goodyear apresentou os calçados mais modernos para os veículos do futuro: os pneus-conceito Eagle 360 Urban e IntelliGrip Urban.
São compostos que visam a mais avançada tecnologia na evolução do ecossistema de mobilidade, adequados para os veículos sem motorista em centros urbanos, promovendo a interação entre pneus, veículos e seus entornos. Ou seja, pneus conectados.
Segundo a Goodyear, os pneus-conceito usam de tecnologias como inteligência artificial e sistema de conectividade vehicle-to-everything (V2X) para ajudar os veículos autônomos do futuro a enfrentarem todas as diversidades e diferenciais que acontecem durante a condução de um automóvel.
Goodyear Eagle 360 Urban
É uma evolução da versão de 2016 do conceito de design esférico da Goodyear para veículos autônomos. Nessa versão o pneu é ainda mais integrado ao sistema nervoso do veículo – uma inteligência artificial ou um “cérebro” que permite sentir, decidir, transformar e interagir com as condições do ambiente.
O pneu esfera tem uma pele biônica feita com um polímero superelástico com capacidade sensorial elevada e flexibilidade para adaptar seu padrão de banda de rodagem às condições de direção, com a ajuda de componentes abaixo da superfície.
Entre suas características, estão a conectividade de comunicações para coletar e compartilhar informações em tempo real sobre as condições de direção, a partir de dados dos pneus, outros veículos, infraestrutura e sistemas de trânsito, etc. Além disso, usa de inteligência artificial para processar dados por meio de algoritmos de aprendizagem e melhorar a frenagem, condução e eficiência.
Goodyear IntelliGrip Urban
Mais um pneu inteligente projetado para o transporte autônomo sob demanda, com foco na maximização do tempo de atividade e na redução de custos operacionais para provedores de serviços de compartilhamento de viagem.
Tem um design mais alto e fino, que reduz a resistência ao rolamento e amplia o alcance para veículos elétricos. Tem menos ranhuras na banda de rodagem, o que reduz os níveis de ruído e proporciona uma direção mais confortável e uma vida útil mais longa. Claro que é mais eficiente em relação à economia de combustível.
Seus atributos incluem tecnologia de sensores para coletar e compartilhar informações sobre as condições rodoviárias e climáticas com o sistema de controle do veículo, visando otimizar a velocidade, a frenagem, a condução e a estabilidade.
Tem ainda manutenção proativa por meio de telemetria e monitoramento das condições, para maximizar o tempo de atividade, permitindo que os operadores de frota identifiquem e resolvam com precisão os problemas relacionados aos pneus premeditadamente.