Matéria de capa

Rio de Janeiro: a capital do esporte

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos fazem ferver ainda mais a cidade maravilhosa, que sedia com orgulho a realização de mais de 42 modalidades esportivas e hospeda mais de 10 mil atletas do mundo inteiro

Texto: Carol Vilanova  | Fotos: Divulgação Jogos Olímpicos 

O dia tão esperado chegou, a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 atraiu os olhares do mundo inteiro para o coração do nosso país. O anúncio que a 31ª edição do evento seria realizada no Rio de Janeiro, aconteceu ainda em 2009, e desde então, a cidade se preparou para um maravilhoso espetáculo de luzes e tecnologia. Teve tudo o que se espera de um povo que promove todos os anos um verdadeiro show de criatividade: o desfile das escolas de samba. Música, dança, efeitos especiais, surpresas e mais surpresas.

Os Jogos Olímpicos foram realizados entre os dias 5 a 21 de agosto. Enquanto os Jogos Paralímpicos acontecem de 7 a 18 de setembro. São mais de 10.500 atletas de 206 delegações para participar de eventos multiesportivos que englobam 28 esportes, totalizando 42 modalidades, duas a mais que na edição anterior. O local de abertura e encerramento, é claro, não poderia deixar de ser o Estádio do Maracanã.

Maracanã foi palco das cerimônias de abertura e encerramento
Maracanã foi palco das cerimônias de abertura e encerramento

Um dos símbolos mais expressivos das Olimpíadas, a Tocha Olímpica, desembarcou primeiro no Brasil, em 27 de abril de 2016, e logo em seguida iniciou uma verdadeira maratona de revezamento, percorrendo de 300 localidades, num roteiro que durou mais ou menos 90 dias, percorrendo mais de 20 mil quilômetros.

SP - SAO-VICENTE - 22/07/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016.  . Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello
SP – SAO-VICENTE – 22/07/2016 – REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 – Revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016. . Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello
AM - AMAZONIA - 20/06/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016. Foto: Rio2016/Fernando Soutello
AM – AMAZONIA – 20/06/2016 – REVEZAMENTO DA TOCHA RIO 2016 – Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016. Foto: Rio2016/Fernando Soutello

Como não poderia deixar de ser, a tocha passou por tudo aqui no Brasil… foi carregada literalmente por terra, água e pelo ar. Foi de carro, de avião, de cavalo, de canoa, de parapente, de balsa, de balão, de bonde, de teleférico, desceu de rapel, atravessou mata cerrada, entrou em caverna, nadou com o boto cor-de-rosa… Teve o privilégio de visitar lugares deslumbrantes, que somente nosso país pode oferecer.

Curiosidade: um dos patrocinadores oficiais dos jogos, a Nissan, apresentou pela primeira vez um veículo novo, o utilitário Kicks, que acompanhou a tocha, e somente em julho foi realmente lançado para o público. Com certeza, foi uma bela vitrine que rodou o país inteiro.

Exibido pela primeira vez em 2 de maio, Nissan Kicks comanda Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Exibido pela primeira vez em 2 de maio, Nissan Kicks comanda Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

História dos Jogos Olímpicos

As Olimpíadas acontecem há mais de 2.000 anos, mas apenas depois de 1896 ganhou o formato que tem hoje, tendo justamente a cidade de Atenas, na Grécia, como sede. Naquela época, tinha a participação de delegações de 14 países e 241 atletas competindo em nove modalidades. Passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, sem contar, é claro com os períodos das guerras mundiais.

Já a disputa dos jogos com atletas que vivem com algum tipo de deficiência vem de mais ou menos 100 anos. Também depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ganharam força e o nome de Jogos Paralímpicos, num primeiro evento realizado em Roma, na Itália.

É claro que a paixão pelo esporte fez com que os jogos ganhassem cada vez mais expressão ao longo dos anos. Hoje as Olimpíadas e as Paralimpíadas são os maiores eventos multiesportivos do mundo e pela primeira vez terão como palco uma cidade da América do Sul.
Rio 2016

medalhas-olimpicos_trat

As Olimpíadas do Rio causaram um grande rebuliço desde que a cidade foi anunciada como sede. Para receber os jogos, os atletas e suas delegações, um complexo projeto de infraestrutura foi desenvolvido, sem contar com os milhares de turistas que invadirão a cidade durante os dias de jogos.

Além da criação e da reforma dos centros esportivos que sediarão as competições, a Vila Olímpica foi construída para hospedar competidores de todo o mundo. Outros projetos foram executados compreendendo questões ligada aos transportes, à região portuária, ao meio ambiente e de cunho social. Quase tudo será mantido e ficará de legado para a população da cidade.

Visão Geral do Parque Olímpico
Visão Geral do Parque Olímpico

Os eventos serão distribuídos em quatro regiões, sendo que a maioria será realizada na zona oeste da cidade, na região da Barra da Tijuca, onde estão instalados o Parque Olímpico, o Centro Olímpico de Treinamento e a Vila Olímpica e Paralímpica, entre outros. Arenas, centros de treinamentos, ginásios, parques aquáticos, uma série de novos e reformados locais vão abrigar os eventos.

Estrutura montada na Lagoa Rodrigo de Freitas para remo e canoagem
Estrutura montada na Lagoa Rodrigo de Freitas para remo e canoagem
Arena do Futuro
Arena do Futuro

O sonho de todo esportista brasileiro

Não precisa nem dizer que o sonho de todo atleta é participar de uma olimpíada, mas imagine ter a sua torcida na arquibancada. Quem passa a vida desafiando a si mesmo, superando recordes a cada dia, e conquista essa vitória, certamente vai dar a vida para oferecer ao seu público um espetáculo, coroado por uma medalha.

Competindo no Rio de Janeiro, o Brasil tem sua maior delegação na história dos Jogos Olímpicos. São 465 representantes nacionais, sendo 256 homens e 209 mulheres. Do total de convocados, 68% dos atletas disputarão uma edição olímpica pela primeira vez.

E uma notícia muito legal e incentivadora dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Bolsa Atleta, um programa fantástico que beneficia 358 dos 465 desportistas que representarão o país. O programa apoia atletas que tenham obtido bons resultados em competições nacionais e internacionais de suas modalidades, independentemente de sua condição econômica. Esportistas que lutaram uma vida inteira por um lugar no pódio, tem agora a chance de mostrar seu valor, na frente da sua torcida.

O Brasil planeja ficar entre os 10 países mais bem colocados no ranking do número total de medalhas dos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros no ranking dos Jogos Paralímpicos. Vamos torcer!

VUCs nos bastidores do evento: mais de 140 ambulâncias de plantão
VUCs nos bastidores do evento: mais de 140 ambulâncias de plantão

Números das Olimpíadas

» 22 dias
» 206 países
» 42 esportes, incluindo rugby e golfe como
novidades
» 306 provas com medalhas, sendo 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas
» 2102 medalhas distribuídas para os atletas, entre ouro, prata e bronze
» 32 locais de competição em quatro pontos do Rio de Janeiro: Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã
» 5 cidades brasileiras recebem partidas de futebol: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo
» 45 mil voluntários
» R$ 39 bilhões é o orçamento global dos Jogos conta com ampla participação de recursos privados
» US$ 200 milhões em despesas extras de turistas
entre julho e setembro
» 5 bilhões de pessoas assistirão os jogos em mais de » 5.600 horas de transmissão ao vivo
Números Paralímpicos

» 173 países
» 23 esportes, incluindo canoagem e triatlo como novidades
» 528 provas com medalhas, sendo 226 femininas, 264 masculinas e 38 mistas
» 21 locais de competição em quatro pontos do Rio de Janeiro: Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã
» 25 mil voluntários

ÚLTIMOS POSTS