
Um dia desses, almoçando com o pessoal da firma, foi abordada a questão do uso do canudinho de plástico. Sim, um simples canudo deu início a uma discussão sobre os produtos que usamos diariamente sem questionar o seu descarte.
Logo, a pessoa, que recusou o canudinho, relatou que havia assistido a um vídeo em que era retirado um canudo de plástico de dentro do nariz de uma tartaruga marinha. Na hora, causou um forte impacto em mim. Pensei em quantas coisas usamos no dia a dia e nem sequer temos consciência do dano que causa ao meio ambiente.
Hoje muitas famílias têm o hábito de separar embalagens descartáveis para a reciclagem. Isso causa uma “falsa sensação” de que estamos fazendo a nossa parte. A reciclagem não é um milagre. Tem custos e causa também contaminação de resíduos.
Nos EUA, por exemplo, o custo para reciclar uma tonelada de sacos plásticos é de US$ 4 mil, e essa mesma tonelada de material, após o processo de reciclagem, poderá ser vendida no máximo a US$ 32. Conclusão, cerca de 300 mil toneladas desses sacos vão para os aterros sanitários a cada ano.
O papel, quando reciclado, é misturado em uma polpa. Essa polpa é lavada e prensada para fazer novas folhas de papel. Nesse processo, rejeitos de fibras de papel, tintas e corantes são filtrados e formam um lodo ou lama de papel. Essa lama é queimada ou enviada para um aterro e pode liberar dezenas de químicos tóxicos e metais pesados nos lençóis freáticos.

Poderíamos ainda citar reciclagem do vidro que consome energia, a do óleo que cria mais produtos tóxicos e uma infinidade de produtos que fatalmente causarão danos irreversíveis ao meio ambiente.
E lanço uma reflexão, aproveitando o fim de 2016 e começo de um novo ano: devemos continuar usando canudinho? Vamos acabar com as tartarugas marinhas? Como diminuir o impacto que causamos ao meio ambiente?
Tenho fé que podemos avançar na questão da reciclagem. Consumo consciente e manejo sustentável dos produtos e materiais utilizados. Vamos aproveitar o novo ciclo que se inicia e procurar causar o menor impacto ao meio ambiente. Economizando energia, água, reduzindo o consumo de produtos, reutilizando produtos, adotando novas formas e utilizando ao máximo o mesmo produto.
Se você gosta de canudinho, use um reutilizável. Diminua a utilização de produtos descartáveis. Vamos garantir, desta forma, um mundo melhor para gerações futuras.