Com sede instalada em Sorocaba, a Schaeffler comemora 60 anos de Brasil com foco na mobilidade, segurança e sustentabilidade. A empresa de origem alemã conta com 86 mil colaboradores no mundo e 170 plantas distribuídas em 50 países. No Brasil, atua como sede da empresa na América do Sul e segundo informações da companhia, produz localmente para abastecer todo o mercado da região e emprega cerca de 3 mil pessoas.
A Schaeffler afirma que vem trabalhando com foco no desenvolvimento de soluções e tecnologias que proporcionam mais eficiência aos clientes dos setores automotivo e industrial. Este enfoque faz parte de uma estratégia mundial, chamada de Mobility for Tomorrow, que contempla uma série de metas com base em áreas em quatro áreas estratégicas: Veículos Ecológicos, Mobilidade Urbana, Mobilidade Interurbana e Cadeia Energética.
“Estamos muito orgulhosos por alcançar esta marca de 60 anos em um mercado complexo e tão competitivo como o brasileiro. Queremos contribuir para a criação de um mundo mais sustentável, que lida com seus recursos de forma mais inteligente. Como fornecedores globais da indústria automotiva e industrial, este o objetivo que nos norteia para moldar a mobilidade do futuro”, afirma Marcos Zavanella, Presidente e CEO da Schaeffler América do Sul.
A implementação da estratégia é apoiada em oito pilares, que orientam e estabelecem o cenário futuro ideal para a companhia:
- Queremos ser o parceiro tecnológico preferido de nossos clientes
- Nós somos um fornecedor automotivo e Industrial
- Somos uma empresa global com presença local em todo o mundo
- Produzimos componentes e sistemas
- Consideramos E-Mobilidade, Indústria 4.0 e Digitalização como oportunidades-chave para o futuro
- Nos esforçamos e fazemos o possível para fornecer a mais alta qualidade, eficiência e desempenho em nossas entregas
- Queremos ser uma empresa atrativa para nossos empregados
- Vivemos pelos valores de uma empresa familiar global
Neste mote, a Schaeffler também participa da Fórmula E da FIA, desenvolvendo o powertrain da escuderia alemã Audi Sport ABT Schaeffler, cujo piloto, o brasileiro Lucas di Grassi, levou o título da temporada 2016/2017, dirigindo o modelo equipado com as tecnologias da Schaeffler.