Realizada na sede da FecomercioSP, em São Paulo (SP), a 24ª edição do Seminário da Reposição Automotiva destaca cenário do mercado de reposição brasileiro com estudo inédito da consultoria McKinsey & Company. Esse estudo mostra as principais tendências sobre os aspectos do mercado, novas tecnologias e comportamento do consumidor. Também foi abordada a Inspeção os entraves que impedem a sua implantação há duas décadas e como sensibilizar a sociedade sobre a importância da manutenção preventiva, tema que é pauta permanente da agenda de trabalho do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva formado pelo Sindipeças, ANDAP, SICAP, Sincopeças e Sindirepa Nacional – e que deve ser levado como proposta para implantação no próximo governo.
Para que isso aconteça, a iniciativa conta com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e Abritev (Associação Brasileira de Inspeção Veicular), as quais seus representantes participaram do painel de debates no evento, destacando o compromisso que o setor deve assumir para mobilizar sociedade e ajudar o poder público a implantar a inspeção veicular no País, partindo da conscientização das pessoas que a manutenção preventiva salva vidas.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, revelou que a reposição representa 20% do faturamento da indústria de autopeças, o que equivale a R$ 18 bilhões por ano. Também comentou que a reposição é estratégica e estável, tornado as empresas saudáveis. Com relação à Inspeção Veicular, Ioschpe destacou que é uma medida para melhorar a segurança no trânsito e também para o meio ambiente e que após implantada será possível pensar em um programa de renovação de frota no Brasil.
Também estiveram presentes o presidente do Sincopeças, Francisco De La Tôrre; presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, ambos também enfatizaram a importância da inspeção veicular para redução de acidentes e melhoria da qualidade do ar e economia com gastos públicos, destacando que esta é bandeira que o setor levará para a sociedade. O presidente do SICAP, Alcides Acerbi Neto, destacou o avanço de novas tecnologias, a importância de informações que permitem soluções para melhoria contínua de resultado das empresas.
O conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição e coordenador do GMA, Elias Mufarej, foi o responsável pela programação desta edição do evento, tarefa que é alternada entre as entidades do setor, mas que sempre conta com a organização do grupo Photon.