Com foco na performance e no rendimento, a Shell faz lançamento global da nova gasolina Shell V-Power para 26 países. No Brasil, a Raízen, licenciada da marca Shell no país, é a responsável pelo lançamento.
Segundo a Shell, o combustível, com tecnologia Dynaflex, é recomendado para todos os tipos de carro, incluindo propulsores especialmente submetidos a sobrecargas, como os motores cada vez menores dos automóveis modernos (com turbo e injeção direta), ou como aqueles usados nos SUVs, veículos mais pesados do que os carros de passeio dos quais se originam.
A marca afirma que a nova gasolina Shell V-Power chega num momento em que os motores têm se desenvolvido de forma rápida e sem precedentes, ficando cada vez menores, mais potentes, mais econômicos e menos poluentes – uma tendência conhecida como downsizing de motores. Com maior eficiência, trabalham em condições de alta pressão e temperaturas elevadas, geralmente, dotados de turbocompressor e injeção direta. Esses propulsores modernos funcionam melhor com a nova Shell V-Power, graças ao seu elevado poder de limpeza e proteção.
De acordo com a empresa, embora tenha sido concebida com foco na nova geração de motores desenvolvidos pela indústria automobilística, a nova Shell V-Power traz benefícios para os motores de carros mais antigos e também para motocicletas e barcos, dado seu poder de limpeza que extrai o melhor rendimento do motor, contribuindo para sua durabilidade. Para qualquer tipo de propulsor, a nova Shell V-Power proporciona altos índices de eficiência, performance e rendimento. “A nova Shell V-Power será uma escolha inteligente e natural por parte dos consumidores que querem não só uma experiência mais gratificante ao volante, como também a proteção a um patrimônio tão valioso que é seu veículo”, destaca André Brossel, diretor de Vendas da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Mais de 170 técnicos e cientistas foram envolvidos no projeto em todo o mundo. Foram dezenas de milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento ao longo de mais de cinco anos para obter esse nível de evolução tecnológica em combustível, tendo em mente um produto de grande utilidade no dia a dia dos consumidores. “Este é o mais importante marco no desenvolvimento de tecnologia em nossas formulações de combustíveis dos últimos 20 anos, que proporciona a nossa melhor gasolina Shell V-Power de todos os tempos”, afirma Eduardo Wantuil, diretor de Marketing da Raízen.
A marca explica que a novidade para garantir mais performance e rendimento é a nova tecnologia Dynaflex – exclusiva da Shell – que reduz o atrito entre as peças do motor, como válvulas, anéis de pistões, bomba e bicos injetores de combustível, gerando ainda maior limpeza e proteção para o motor. Segundo a empresa, a nova Shell V-Power apresenta 40% mais moléculas de limpeza do que a geração anterior de gasolina aditivada da Shell. Além disso, conta com um novo ingrediente de redução de atrito que permite às partes móveis trabalharem mais livremente. Nos carros com motores compactos, como os de três cilindros, e também nos SUVs e crossovers (mais pesados do que os carros convencionais), é ainda mais essencial eliminar os depósitos de sujeira de superfícies importantes nos motores, para evitar sensíveis perdas de performance.
Para esses propulsores com menos folgas entre os componentes, ou com menor relação peso-torque, a formação de películas que reduzem o atrito é vital para atenuar o desgaste prematuro dos componentes e para garantir o máximo desempenho idealizado pelo fabricante. “Com o uso contínuo da nova Shell V-Power, o motor mantém por mais tempo as características originais de desempenho, rendimento e baixas emissões”, explica Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Raízen.
De acordo com a Shell, todos esses benefícios foram comprovados cientificamente em testes de laboratório independentes. Já no primeiro abastecimento com a nova Shell V-Power, os bicos de injeção ficaram até 80% mais limpos. E os mesmos testes demonstraram que abastecer regularmente com a nova Shell V-Power limpa e mantém limpo o motor, contribuindo assim para menor necessidade de manutenções.
Na prática, o consumidor que utiliza regularmente essa gasolina se beneficia imediatamente de um maior prazer ao dirigir. A longo prazo, reduz custos com a manutenção.
Com uma parceria de mais de 60 anos, a Shell também contou com a colaboração dos técnicos e pilotos da equipe Ferrari de Fórmula 1 no desenvolvimento da nova Shell V-Power. Afinal, a atual tendência de downsizing de motores surgiu nos bólidos dessa categoria, criando um desafio para as escuderias e seus parceiros. Por conta disso, a Shell reformulou sua gasolina para atender às novas exigências de motores mais justos, com menos folga e mais tendência ao atrito dos componentes.
Segundo a emprsa, o uso da gasolina aditivada Shell V-Power Racing e o lubrificante Shell Helix Ultra levaram a uma melhora de eficiência de 23,3% nos carros da Ferrari, com ganho de 0,5 segundo por volta em testes realizados em pistas de Fórmula 1 na Europa, com pilotos profissionais. Esse conhecimento foi aplicado no desenvolvimento da nova Shell V-Power para os carros de rua.