Ao completar 20 anos desde a criação da entidade, o SICAP intensifica a sua atuação no setor de distribuição de autopeças no estado de São Paulo. De acordo com a entidade, o Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo tem intensificado a sua atuação para promover debates que trazem à tona questões relevantes para ajudar a entender as mudanças que estão ocorrendo e os impactos que causarão no negócio de distribuição de autopeças.
Para isso, juntamente com a ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, com a qual divide o mesmo espaço e compartilha da mesma diretoria, tem realizado eventos nos últimos anos em várias ocasiões, incluindo feiras nacionais, como a Automec e internacionais, como a Automechanika, sempre com o intuito de manter os empresários do setor bem informados. O SICAP reúne as principais empresas de distribuição do Estado paulista que tem relevante participação no mercado de reposição, com suas filiais em várias regiões do País e sabemos de nossa responsabilidade em representá-las e de atendê-las da melhor forma possível”, destaca Alcides Acerbi Neto, presidente do SICAP.
Empresário do setor, como diretor da Jahu Borrachas e Autopeças, Neto entende muito bem das necessidades do mercado e tem pautado a sua gestão no SICAP com base nessa visão, considerando as transformações que vêm ocorrendo. “Estamos sentindo na pele as mudanças e o SICAP tem promovido discussões que trazem dados e informações que auxiliam seus representados em decisões e posicionamento neste momento tão peculiar que vivemos hoje”, destaca o presidente.
Quando assumiu a presidência, em 2018, Neto teve a missão de imprimir uma gestão com olhar empresarial para a entidade, justamente quando houve a drástica queda da arrecadação, com fim da contribuição sindical obrigatória. Desafio que assumiu com muita determinação, reduzindo despesas e procurando ouvir cada vez mais as empresas associadas. Assim, foi construindo as atividades que incluem cursos de capacitação e reciclagem de profissionais, bem como apresentações de especialistas sobre os mais variados temas, na busca de levar conhecimento e informação aos empresários.
Neto também lembra que, como representante legal da categoria das empresas de distribuição de autopeças no Estado de São Paulo, o SICAP é responsável pelas normas coletivas de trabalho, uma atividade que impacta diretamente no negócio das empresas do setor, portanto, um trabalho essencial que a entidade exerce. “O que for acordado na convenção coletiva entre o SICAP e o sindicato dos trabalhadores prevalece para todas as empresas do setor”, acrescenta.
Outro ponto que incide diretamente nos resultados das empresas é a questão tributária, a alta carga de impostos compromete o capital de giro e encarece as operações. No Estado de São Paulo, onde a substituição tributária é elevada, Neto revela que o SICAP, participa ativamente e monitora a pesquisa conjuntural apresentada à Secretaria da Fazenda com intuito de minimizar os reajustes do MVA, na tentativa de apresentar ao governo o retrato real do mercado.
A entidade também tem como atribuição a emissão do certificado de regularidade sindical para licitações públicas e alvarás de funcionamento.
Com todas essas atividades e em um momento de muitas incertezas, o SICAP criou uma nova forma de atuar, considerando o cenário atual e buscando aprimorar o seu trabalho a cada dia. “Trabalhar pelo coletivo e pela união traz ganhos para todos e fortalece o nosso setor. E é nisso que acreditamos e por isso não medimos esforços para fazermos a diferença junto às empresas”, revela.
Para chegar a esta maturidade, Neto menciona também o trabalho importante realizado pelas gestões que o antecederam. “O SICAP foi criado há 20 anos para atender as necessidades do setor, e assim seguirá fazendo” finaliza Neto, assumindo este compromisso.