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Sinais de desgaste nas lonas de freio exigem atenção imediata

Sinais de desgaste nas lonas de freio exigem atenção imediata

Os sinais que indicam desgaste nas lonas de freio dos caminhões precisam ser observados com atenção redobrada por quem circula pelas estradas do Brasil. Ruídos incomuns durante a frenagem, superaquecimento do sistema, perda gradual da eficiência e trepidações ao acionar o freio são os principais indícios de que pode haver problemas nesse componente.

Essas orientações fazem parte do alerta da Fras-le, fabricante global de materiais de fricção, sobre os riscos associados à negligência na manutenção preventiva das lonas, item fundamental nos sistemas de freio a tambor presentes em grande parte da frota de caminhões e carretas do país.

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“Ruído, superaquecimento, diminuição da capacidade de frenagem ou trepidação podem indicar desgaste nas lonas de freio”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le. Segundo o especialista, o condutor deve levar o veículo para revisão assim que qualquer um desses sinais for percebido.

A durabilidade das lonas pode variar conforme o tipo de aplicação, as condições das estradas, o estilo de condução do motorista e a manutenção do sistema de freios. Ultrapassar os limites de carga, conduzir em velocidades superiores às permitidas e trafegar por vias em más condições são fatores que contribuem para a redução da vida útil das lonas.

O desgaste desse item compromete diretamente a capacidade de frenagem do veículo, impactando na segurança tanto do motorista quanto de outros usuários das vias. A recomendação, reforça Leite, é procurar uma oficina especializada ao menor sinal de alteração no funcionamento do freio.

A Fras-le oferece quatro tipos principais de lonas de freio, com formulações específicas para diferentes tipos de veículos. Para caminhões e cavalos mecânicos, a lona AF/600 é a mais comercializada no Brasil, voltada para operações com alta exigência de desempenho. Já a AF/557, também indicada para esse tipo de aplicação, é produzida com materiais usados pelas montadoras, garantindo maior resistência e durabilidade.

Para os implementos, como reboques e semirreboques, a fabricante disponibiliza a AF/730, cuja nova composição proporciona até 35% a mais de durabilidade tanto da lona quanto do tambor. Já para o transporte coletivo urbano, onde há grande frequência de frenagens, a AF/750 foi desenvolvida para suportar elevadas temperaturas e proporcionar vida útil até 20% superior.

Independentemente da aplicação, todos os modelos da Fras-le atendem às normas exigidas pelas montadoras, apresentam resistência ao desgaste e garantem compatibilidade com os sistemas de freios. Com manutenção em dia e peças aplicadas corretamente, o sistema atua de forma segura e eficiente, contribuindo para a redução de acidentes e aumentando a confiabilidade nas operações de transporte de carga.

A troca preventiva das lonas, combinada com uma rotina de inspeção e atenção aos sinais de falha, é o caminho indicado para manter o caminhão operando em segurança e evitar paradas não planejadas na estrada.

 

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