Os sinais que indicam desgaste nas lonas de freio dos caminhões precisam ser observados com atenção redobrada por quem circula pelas estradas do Brasil. Ruídos incomuns durante a frenagem, superaquecimento do sistema, perda gradual da eficiência e trepidações ao acionar o freio são os principais indícios de que pode haver problemas nesse componente.
Essas orientações fazem parte do alerta da Fras-le, fabricante global de materiais de fricção, sobre os riscos associados à negligência na manutenção preventiva das lonas, item fundamental nos sistemas de freio a tambor presentes em grande parte da frota de caminhões e carretas do país.
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“Ruído, superaquecimento, diminuição da capacidade de frenagem ou trepidação podem indicar desgaste nas lonas de freio”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le. Segundo o especialista, o condutor deve levar o veículo para revisão assim que qualquer um desses sinais for percebido.
A durabilidade das lonas pode variar conforme o tipo de aplicação, as condições das estradas, o estilo de condução do motorista e a manutenção do sistema de freios. Ultrapassar os limites de carga, conduzir em velocidades superiores às permitidas e trafegar por vias em más condições são fatores que contribuem para a redução da vida útil das lonas.
O desgaste desse item compromete diretamente a capacidade de frenagem do veículo, impactando na segurança tanto do motorista quanto de outros usuários das vias. A recomendação, reforça Leite, é procurar uma oficina especializada ao menor sinal de alteração no funcionamento do freio.
A Fras-le oferece quatro tipos principais de lonas de freio, com formulações específicas para diferentes tipos de veículos. Para caminhões e cavalos mecânicos, a lona AF/600 é a mais comercializada no Brasil, voltada para operações com alta exigência de desempenho. Já a AF/557, também indicada para esse tipo de aplicação, é produzida com materiais usados pelas montadoras, garantindo maior resistência e durabilidade.
Para os implementos, como reboques e semirreboques, a fabricante disponibiliza a AF/730, cuja nova composição proporciona até 35% a mais de durabilidade tanto da lona quanto do tambor. Já para o transporte coletivo urbano, onde há grande frequência de frenagens, a AF/750 foi desenvolvida para suportar elevadas temperaturas e proporcionar vida útil até 20% superior.
Independentemente da aplicação, todos os modelos da Fras-le atendem às normas exigidas pelas montadoras, apresentam resistência ao desgaste e garantem compatibilidade com os sistemas de freios. Com manutenção em dia e peças aplicadas corretamente, o sistema atua de forma segura e eficiente, contribuindo para a redução de acidentes e aumentando a confiabilidade nas operações de transporte de carga.
A troca preventiva das lonas, combinada com uma rotina de inspeção e atenção aos sinais de falha, é o caminho indicado para manter o caminhão operando em segurança e evitar paradas não planejadas na estrada.