ManutençãoNotícias

Superaquecimento de freios coloca em risco segurança de caminhões

Superaquecimento de freios coloca em risco segurança de caminhões

A fabricante de freios Fras-le alerta que o superaquecimento de freios coloca em risco segurança dos caminhões. Levando em conta que o trânsito nas grandes cidades, aliado às condições adversas em rodovias, exige o uso frequente dos freios nos caminhões, podendo causar superaquecimento e consequente aceleração no desgaste dos materiais de atrito, como também de todo o sistema de freio.

Segundo a marca, a forma de condução “agressiva” e as altas velocidades, assim como o excesso de carga também são fatores que contribuem para a forte concentração de calor nesses componentes.

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou o emprego dos recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.

Uma vez superaquecido, também todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas, tambores sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

A Fras-le destaca os cuidados que o condutor deve adotar para evitar o superaquecimento, e orienta como fazer a correta manutenção do sistema.

Para proteger o freio do conjunto cavalo mecânico e semirreboque, segundo Ademir Menegat, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, é importante evitar o uso abusivo do freio do implemento, desprezando a utilização dos recursos de redução de velocidade nos declives, praticar a previsibilidade na direção, respeitar a distância mínima recomentada ao veículo da frente, e observar se os componentes do sistema estejam gastos ou danificados.

Cuidados assim evitam o superaquecimento do sistema, pois sem isso, vidas são colocadas em risco, tanto do condutor do veículo, quanto dos usuários das rodovias.

No entanto, Menegat destaca que o excesso de cargas ou tráfego nas regiões urbanas, situações comuns enfrentadas pelos caminhões, também colocam os freios sempre à prova. Assim, a manutenção dos freios deve obedecer a periodicidade recomendada pelos fabricantes do sistema de freios, pois isso é fundamental para a segurança do condutor, e também para a vida útil de todo o sistema de frenagem.

Uma dica importante é manter sempre a originalidade no sistema de freio, não alterando as características originais dos recursos oferecidos, como ABS, ajustadores automáticos, válvulas, e dimensionais da suspensão e freio.

 

ÚLTIMOS POSTS