Notícias

Temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana

Temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana

Mais um ano utilizando os pneus da marca Pirelli, temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana com a primeira corrida na Austrália. Pela primeira vez desde que a Pirelli voltou à Fórmula 1 em 2011, a categoria começa com os mesmos pneus do ano anterior. Assim como 2019, o C2 foi escolhido como o P Zero duro, branco, em Melbourne, o C3 como o P Zero médio, amarelo, e o C4 sendo o P Zero macio, vermelho.

Segundo a marca, essa seleção funcionou muito bem no ano passado, o meio da gama P Zero é adequado às demandas de Melbourne e todos os três compostos foram usados na corrida. A Pirelli afirma que o circuito de Albert Park é uma instalação semipermanente, o que significa que geralmente está muito suja no início do fim de semana. Esta seleção de pneus lida bem com a rápida evolução da pista, oferecendo aos pilotos muitas opções quando se trata de estratégia.

Temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana

Em relação às características de pista, o circuito de Albert Park tem como principais atributos tração e frenagem, com curvas e retas curtas, além da longa e mais exigente curva oito à beira do lago.

Temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana
Temporada de Fórmula 1 começa neste final de semana

A pista é bastante irregular, o que acentua a falta de aderência. O clima pode variar e as áreas de escape implacáveis significam que a entrada do carro de segurança é razoavelmente provável. A correlação entre a pole position e a vitória é bastante baixa.

Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli, diz que em termos de pneus, os pilotos devem estar bem preparados para Melbourne, pois têm exatamente a mesma seleção do ano passado, então deve haver muitos dados relevantes. “O único ponto de interrogação provavelmente é o desempenho desses pneus nos carros de 2020, que já provaram ser muito mais rápidos que seus antecessores, mas muitas informações foram coletadas nos testes de pré-temporada em Barcelona, no mês passado. Recentemente, a Austrália foi uma corrida de uma parada para a maioria dos pilotos e, agora, não há razão para pensar por que deveria ser diferente este ano, que marca o início do fim de uma era: a temporada final de pneus de 13 polegadas na Fórmula 1.”

ÚLTIMOS POSTS