A fabricante das pastilhas e lonas de freio Cobreq, TMD Friction do Brasil, anunciou que deve fechar o ano fiscal de 2015 com crescimento de 6% em seu faturamento, mesmo com o país em recessão.
Segundo Marcoabel S. Moreira, diretor-geral da empresa no Brasil, embora a área de equipamentos originais, ou seja, de venda direta para as montadoras de veículos tenha amargado uma retração de mais de 25% nos volumes de vendas, diretamente impactados pela retração da economia e conseqüente queda nos volumes de vendas dos veículos zero quilômetro, o mercado de reposição cresceu 15%.
“O ano de 2015 mostrou-se positivo, embora com dificuldade para atingir os valores orçados para este ano, a comparação com 2014 projeta um crescimento de aproximadamente 15%. Isto deve-se à maior manutenção dos veículos usados. Também tivemos bom desempenho nas exportações com a alta do Euro e do Dólar”, disse o diretor-geral da TDM. Disse ainda que as maiores oportunidades de exportação ocorreram para países do Mercosul, Europa e África.
Para Marcoabel Moreira, o mercado do pós-vendas (aftermarket) em 2016 também será de muitos desafios e, provavelmente, muito difícil no primeiro semestre: “Embora a perspectiva não seja positiva para o próximo ano, entendemos que novas oportunidades possam surgir no segundo semestre”, afirmou.
Ele conta principalmente com os lançamentos programados para 2016, como, por exemplo, o novo material de atrito para pastilhas de freio, que além de ser melhor que o atual em performance, também é ecologicamente correto pois está classificado como Eco4 enquanto o atual é Eco1. Outra novidade para o próximo ano será o lançamento da segunda marca da TMD no Brasil, com produtos de menor custo.