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Toyota comemora 25 mil veículos híbridos flex produzidos no Brasil

Toyota comemora 25 mil veículos híbridos flex produzidos no Brasil

Depois de dois anos do seu início, a Toyota comemora 25 mil veículos híbridos flex produzidos no Brasil. O primeiro veículo híbrido flex do mundo foi o Corolla sedã ainda há dois anos, e esse registro é somado com a entrada do SUV Corolla Cross híbrido flex ao portfólio eletrificado, em março deste ano.

O sistema utilizado pela Toyota combina três motores, um a combustão flex e dois motores elétricos, alimentados por meio de um sistema de freios regenerativos, que acumulam a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, sem a necessidade de uso de fontes externas. Dessa maneira, até 78% menos emissão de CO2 é jogada na atmosfera se comparado a um veículo flex tradicional.

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O número registrado é superior às previsões iniciais da Toyota, que projetava um mix entre 15% e 20% para suas versões híbridas e hoje está em 22%. O Corolla Cross híbrido flex, por exemplo, no acumulado do ano, representa 32% do total de vendas do SUV, sendo ele atualmente o veículo eletrificado mais vendido do Brasil.

Toyota comemora 25 mil veículos híbridos flex produzidos no Brasil

O total de vendas de veículos híbridos flex comercializados pela Toyota ajudou a evitar que, aproximadamente, 5.870 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera nos últimos 24 meses. Considerando o portfólio completo de veículos eletrificados da fabricante (que incluem os modelos RAV4, Prius e Lexus).

O número chega a 13.500 toneladas de CO2. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000 km a 14.000 km por ano).

Além de estratégia comercial condizente com a crescente demanda por eletrificados no mercado doméstico, a oferta destes modelos olha o longo prazo, reafirmando um dos compromissos primordiais da fabricante na busca pela redução de CO2 proveniente de sua frota comercializada por aqui, até chegar ao nível zero, em 2050.

Avanço tecnológico desde 2019

Em setembro de 2019, quando a Toyota do Brasil lançava a 12a geração do Corolla no País, tinha como aposta e estratégia apresentar uma tecnologia inédita no mercado brasileiro em um dos seus maiores sucessos de vendas.

Para superar o desafio, a marca se inspirou no mesmo movimento disruptivo ocasionado com a chegada do primeiro híbrido produzido em larga escala no mundo, o Prius, em 1997. O modelo abriu as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de novos conjuntos híbridos, combinado aos objetivos da Toyota de produzir carros cada vez melhores e mais sustentáveis.

Projetado para ser uma resposta pronta para a mobilidade sustentável no Brasil e região ao utilizar um biocombustível, como o etanol, o Corolla sedã híbrido flex se tornou um divisor de águas na indústria automotiva brasileira e mundial.

A iniciativa ampliou o debate sobre o futuro do mercado e as possibilidades mais adequadas para o País, considerando o aperfeiçoamento da infraestrutura do Brasil, além de contornar possíveis gargalos com sua matriz energética, oferecendo uma solução pronta, viável e sustentável.

A excelente receptividade do Corolla sedã híbrido flex e a crescente popularização dessa tecnologia abriram caminho para a chegada do SUV Corolla Cross, em março de 2021, fabricado no Brasil e também equipado com a mesma tecnologia.

Atualmente, a Toyota é responsável por cerca de 58% das vendas de eletrificados no Brasil, considerando o tempo entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com levantamento da ANFAVEA. Desses, os destaques ficam justamente com as versões híbridas flex do Corolla sedã e do SUV Corolla Cross.

Pioneira na oferta de veículos eletrificados, desde o lançamento do Prius no Brasil em 2013, os planos da Toyota incluem ter uma versão híbrida para cada modelo vendido na região até 2025.

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