Com o objetivo de oferecer soluções às necessidades de seus clientes, a montadora Toyota oferece kit GNV certificado para equipar Etios Sedã 2020. Com isso, a marca afirma que, além da garantia de qualidade na instalação do sistema de Gás Natural Veicular no modelo, também procura oferecer um produto com foco no maior valor de revenda e economia de combustível.
Em parceria com a Landirenzo, empresa italiana que atua há 65 anos na produção de kits GNV para o setor automotivo, a Toyota vai oferecer duas opções de entrega do modelo equipado com o componente de abastecimento.
Na primeira, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela Toyota para a instalação do kit, com prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5.000 km rodados. Na segunda opção, o proprietário pode ter a praticidade de retirar o veículo já com o dispositivo instalado na concessionaria Toyota, mediante pagamento de frete de plataforma entre concessionária e oficina.
O kit escolhido foi o sistema de 5ª geração da Landirenzo, composto por 11 componentes de alta qualidade que proporcionam o perfeito funcionamento do veículo. São eles:
- Injetores
- Suporte de Cilindro
- Chave Comutadora
- 2 cilindros de 7,5m³
- Central Eletrônica
- Manômetro
- Sensor de temperatura de água
- Redutor de Pressão
- Válvula de abastecimento
- Filtro de Gás
- Sensor GNV
A montadora afirma que a grande vantagem para o cliente é que a Toyota manteve a garantia original do veículo, enquanto o Kit GNV possui garantia de 3 anos ou 100.000 km. Além disso, os engenheiros da Toyota realizaram alguns ajustes no veículo para que a instalação não modifique as características e performance do Etios. São eles: calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindro, central eletrônica, flauta e válvula de abastecimento/filtro) específicos que garantem resistência e durabilidade; revisão no layout das mangueiras; e tubulação e chicotes do sistema GNV, eliminando interferências e riscos de incêndio, adicionando também proteção para os casos de interferência inevitável.
O preço sugerido para a aquisição do dispositivo de Gás Veicular Natural é de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação do kit na oficina autorizada. Nesta primeira fase, somente as concessionárias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro poderão oferecer a instalação do kit GNV nas oficinas certificadas. Em março de 2020, o projeto se estenderá para as concessionárias da região Nordeste e Sul e, a partir de junho do ano que vem, estará distribuída por todo o Brasil.