Após uma série de investimentos, a Toyota projeta crescimento de vendas no mercado brasileiro na ordem de 9,5% sobre o ano de 2018. A montadora afirma que concluiu 2018 com o melhor desempenho de sua história no Brasil, ao registrar mais de 200 mil unidades comercializadas. A previsão da empresa é de comercializar 219 mil unidades.
Segundo a empresa, para cumprir a meta, a Toyota segue firmemente orientada pelo propósito de buscar o sorriso e a satisfação de seus clientes por meio da oferta de melhores produtos, serviços e soluções sob medida para suprir as expectativas e a crescente demanda dos consumidores no território nacional.
De acordo com a empreas, o foco na eficiência operacional, por sinal, será motor propulsor no fortalecimento da atividade em 2019. Com suas unidades industriais instaladas no País operando em capacidade plena, a Toyota do Brasil deve atingir volume de produção de 225 mil veículos, 7,6% maior que em 2018, período em que as fábricas totalizaram pouco mais de 209 mil veículos produzidos, recorde histórico para a companhia.
Deste volume, 28,2% será exportado para os parceiros comerciais da América Latina. O percentual corresponde a quase 65 mil unidades de tudo o que a Toyota vai produzir localmente. Atualmente, na lista de destinos do compacto Etios e do sedã médio Corolla estão seis países, enquanto o Yaris, lançado em junho de 2018, deu início à sua trajetória internacional em agosto, chegando à Argentina. Em janeiro deste ano, o compacto premium passou a ser exportado também para a Colômbia.
O bom momento das exportações da Toyota está em linha com o crescimento de vendas da empresa na região. No total, mais de 400.000 veículos Toyota foram comercializados na América Latina em 2018, crescimento de 5% sobre 2017. Adicionalmente, a região contribuiu com 14% do crescimento da empresa em todo o mundo.
“Em 2013 a Toyota iniciou seu plano de regionalização na América Latina e agora podemos ver os frutos dessa iniciativa. No ano passado, em comparação com 2012, nossa produção na região cresceu 87%, as vendas aumentaram em 37% e nosso market share saltou de 5,2% para 9,5%. Sonhos como este só acontecem quando trabalhamos juntos como um time e uma região. Nós queremos seguir colaborando e sermos cada vez mais competitivos em nível global”, afirma Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.