Vuc pelo mundo: Transporter: entrega autônoma já é realidade?
*Fotos: Uldev e Mobileye
Mobilidade e eficiência na distribuição, com emissão zero de poluentes e sem a necessidade do motorista. Opa, será que isso realmente vai acontecer, será que o futuro da entrega é autônomo e elétrico?
Essa é uma questão difícil de se responder, é como pensar que não existiram mais lojas físicas por conta do e-commerce. No Brasil pelo menos, esse é um cenário ainda longe de acontecer. Mas nos EUA, a Udelv, uma empresa de capital de risco do Vale do Silício, já está oferecendo seu primeiro veículo de entregas autônomo e elétrico para áreas urbanas no mercado americano.
Com nome de Transporter, o veículo é elétrico sem bateria (BEV), ideal para rotas de entrega com várias paradas, que necessitam de custos reduzidos na entrega e o desbloqueio de novos serviços para entregas de última e meia milha.
O veículo de entrega autônomo de última geração foi apresentado no ano passado e é impulsionado pelo Mobileye Drive™. Segundo a empresa, o Transporter sem cabine foi projetado para frotas de entrega comercial e o objetivo é que ajude a resolver dois dos desafios enfrentados pelas frotas comerciais na região: a atual escassez de motoristas e a próxima eletrificação das frotas.
A empresa explica que o sistema autônomo Mobileye Drive é alimentado pelo sistema on-chip Mobileye EyeQ® 5 para aplicações automotivas e um conjunto robusto de câmeras, lidars (tecnologia óptica de deteção remota) e radares.
Para permitir que a Udelv implemente rapidamente o Transporter em grande escala, a empresa também integrou o Mobileye’s Road Experience Management™, um mapa do mundo continuamente atualizado, que digitaliza o que os veículos autônomos precisam para navegar. A Udelv pretende ter 50.000 unidades do Transporter, conduzido por Mobileye, em vias públicas até 2028.
O veículo
O Transporter oferece um espaço de carga patenteado que é seguro, automatizado, que permite remoção e substituição fácil, e modular. Seu projeto foi feito especificamente para entrega autônoma e pode transportar até 900 kg de mercadorias, fazer até 80 paradas com uma autonomia entre 250 e 480 quilômetros por viagem. Sua operação é ativada pelos aplicativos móveis da Udelv para agendar, entregar, rastrear e recuperar pacotes.
Na prática, o Transporter pode ser usado para entregar quase tudo, desde produtos de conveniência, pacotes de comércio eletrônico e alimentos até autopeças, eletrônicos e suprimentos médicos para aplicações B2B e B2C.
Chamado de uPod, o local de armazenamento destacável inclui mecanismos robóticos controlados por software, que formam aberturas variáveis revelando a carga destinada a cada cliente. As prateleiras adaptáveis do uPod acomodam embalagens de vários tamanhos, desde pequenos envelopes até TVs de 65”. Ele é projetado especificamente para entregas sem motorista em várias paradas, capaz de armazenar até 7,6m3 de mercadorias e até 80 compartimentos separados.
Segundo a empresa, nos EUA, a entrega de última milha é o aspecto mais caro da distribuição, respondendo por 53% do custo total das mercadorias. Ao mesmo tempo, os consumidores estão comprando cada vez mais produtos online, o que deve aumentar o volume de entrega urbana de 75 a 80% até 2030 e exigir 36% a mais de veículos de entrega.
Os clientes da Udelv esperam que os Transporters melhorem drasticamente a eficiência dos serviços de entrega de última e meia milha para tudo, desde produtos de panificação e autopeças até mantimentos e suprimentos médicos.
Especificações
Tipo: Classe 3 dos EUA
Comprimento total: 5,66 m
Altura: 2,48m
Largura: 2,09m
Altura da Carga Inferior a partir do solo: 0,84m
Distância entre eixos: 3,71 m
GVWR: 6.350 kg
Carga útil (com uPod): 1.000 kg
Carga útil (sem uPod): 2.500 kg
Comprimento utilizável do uPod: 4,03 m
Largura utilizável do uPod: 1,69 m
Altura utilizável do uPod: 1,14 m