Desenvolvido com as mesmas especificações dos produtos originais, os amortecedores Turbogás Cofap promete mais desempenho para suspensão e mais tecnologia, segundo a divisão de aftermarket da marca.
O Turbogás é um amortecedor pressurizado, portanto elimina a aeração e a cavitação e garante a melhor performance, até mesmo em situações extremas, característica fundamental para ruas, avenidas e estradas como as brasileiras, por exemplo.
Quando há movimentação intensa da suspensão de um veículo montado com amortecedores convencionais, o ar presente no tubo de pressão do amortecedor se mistura com o óleo e acaba criando pequenas bolhas, como se fosse uma espuma.
Essa condição acaba gerando um fenômeno físico chamado de aeração, quando essa espuma passa pelas válvulas existentes dentro do amortecedor, cuja função é justamente controlar a carga do componente e proporcionar o efeito desejado na suspensão do veículo nas mais diversas condições de condução.
Porém, a aeração reduz a ação do amortecedor e desgasta as válvulas. Ao contrário, nos amortecedores pressurizados, onde o ar é substituído pelo nitrogênio sob pressão, a aeração não ocorre devido à alta pressão com a qual esse gás é introduzido no tubo de pressão.
Essa pressão à qual o óleo também fica submetido evita a formação das bolhas, fazendo com que o amortecedor entregue respostas mais rápidas e garanta melhor dirigibilidade e segurança ao motorista.
Outro fenômeno evitado pela pressurização é o vácuo, ou cavitação, que ocorre quando o amortecedor sofre um impacto ou queda de roda violentos, causando a formação de vácuo nas câmaras de óleo e fazendo com que o amortecedor perca momentaneamente a ação de amortecimento.
O amortecedor Turbogás Cofap traz ainda o diferencial de ter uma estrutura mais reforçada, até mesmo nos componentes internos, para suportar a pressão gerada pelo gás.
Dessa maneira, todos os componentes trabalham em conjunto para entregar melhor desempenho e eficiência, o que é de extrema importância tendo em vista o fato de que o amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão, responsável por garantir que os pneus estejam sempre em contato com o solo.
Dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro (ou irregular) dos pneus e demais componentes da suspensão são sinais de que os amortecedores precisam ser verificados.
Amortecedores desgastados comprometem a estabilidade, o conforto e a segurança de motoristas e passageiros. Por isso, é fundamental a revisão periódica da peça.
A linha de amortecedores Turbogás da Cofap conta com 860 códigos em aplicações para veículos das principais montadoras. Outros cinco códigos para modelos Mercedes e Toyota Hilux estão em desenvolvimento e devem chegar ao mercado de reposição ainda em 2023.